Saiba quais cidades da região vão manter e quais vão suspender ponto facultativo no carnaval
Governo de São Paulo cancelou o ponto facultativo para tentar conter o avanço do coronavírus no estado. Porém, os municípios têm autonomia para decidir se manterão ou não a medida.
Neste ano, o carnaval será celebrado pela primeira vez durante a pandemia da Covid-19. Para tentar conter o avanço da doença, o Governo de São Paulo cancelou o ponto facultativo durante as celebrações. No entanto, cada município possui autonomia para decidir se manterá ou não a medida.
Por isso, o G1 listou as principais cidades da região noroeste paulista que optaram por seguir com a suspensão do ponto facultativo e as que decidiram mantê-lo. Confira:
Em São José do Rio Preto (SP), o prefeito Edinho Araújo (MDB) decidiu suspender o ponto facultativo normalmente decretado nos dias 15 e 16 de fevereiro, para incentivar o isolamento social e à redução de aglomerações.
Araçatuba (SP) seguiu a opção feita pelo Governo de São Paulo e decidiu não conceder o ponto facultativo. Portanto, o feriado está suspenso nas repartições e serviços públicos, que vão ter expediente regular nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. O objetivo é impedir aglomerações, bem como evitar a circulação de pessoas.
Em Olímpia (SP), o recesso de carnaval para os servidores públicos foi cancelado. Com isso, as atividades e o expediente de competências do município terão funcionamento normal nas datas previstas para a festividade.
Penápolis (SP) também decidiu suspender o ponto facultativo nas repartições públicas nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. O decreto é válido para as repartições da Prefeitura de Penápolis, Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP) Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis (Emurpe). Os serviços considerados essenciais continuam funcionando normalmente.