O principal objetivo da ação é padronizar e adequar tecnicamente as podas realizadas no Município.
Com o programa, a população votuporanguense economizou mais de R$ 2,7 milhões com podas de árvores, já que até 2016 os munícipes pagavam R$ 37 pelo serviço, que é realizado pela Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga (Saev Ambiental), ligada à Prefeitura.
O principal objetivo da ação é padronizar e adequar tecnicamente as podas realizadas no Município, evitando o corte inadequado das copas, que pode prejudicar o crescimento das árvores.
A poda padronizada é executada por empresa contratada e coordenada pela Autarquia, com dois tipos de serviços: o de limpeza, que retira os galhos que ultrapassam a copa lateralmente e na sua parte inferior; e a de condução, que auxilia no desenvolvimento correto da árvore.
O presidente e diretor da empresa responsável pelo serviço, Vagner Salatiel Machado, esteve no Gabinete do Prefeito João Dado nessa quarta-feira (22/08) e explicou sobre o serviço realizado. “Nós seguimos as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para realizar as podas em Votuporanga”.
O Prefeito João Dado ressaltou que o serviço gratuito realizado pelo Município “objetiva também o combate da poda drástica. Dessa forma, as podas são realizadas nos padrões corretos, preservando a árvore”.
Programa
O serviço percorre todos os setores da cidade, seguindo um cronograma elaborado pela Saev Ambiental, atendendo cada bairro duas vezes por ano. Para saber quando a poda será realizada em sua região, o cidadão deve consultar o site: www.saev.com.br/podadearvores.
Os cidadãos que desejarem efetuar a poda fora dos períodos estipulados pela Saev podem executá-la de forma independente, ao contratar podadores, desde que sejam obedecidas as normas de padronização da NBR 16.246, da Lei Complementar nº 145/2009, entre elas dar a destinação correta aos resíduos.
Denúncias de podas drásticas ou em desacordo com a lei, podem ser feitas pelo 0800 770 1950 ou pelo (17) 3405-9191.