Rio Preto é eleita 3ª melhor cidade do país em qualidade de vida

São José do Rio Preto é a terceira melhor cidade do Brasil em qualidade de vida entre os 100 maiores municípios brasileiros, de acordo com o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) 2021, anunciada na manhã deste sábado (17) pela empresa Macroplan.

A pesquisa analisou o comportamento de 15 indicadores das áreas de Educação, Saúde, Saneamento e Segurança de 100 cidades do Brasil, entre 2009 e 2019. O estudo considerou a evolução das quatro áreas de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo a 1, melhor o desempenho.

No ranking geral do IDGM, Rio Preto ficou em terceiro lugar, com 0,744 pontos. Em primeiro lugar ficou a cidade de Maringá, com 0,756 pontos, seguida de Jundiaí, com 0.746 e Rio Preto. Piracicaba (0,743) e São José dos Campos (0,74) figuram entre quarto e quinto lugar, respectivamente.

De acordo com a metodologia da pesquisa, quando analisado o conjunto de itens de cada uma das quatro áreas (Educação, Saúde, Saneamento e Segurança), Rio Preto perdeu duas posições do ranking em uma década do IDGM. Porém, na avaliação geral, o município mostrou bom desempenho em indicadores específicos, o que possibilitou chegar em 2021 em terceiro lugar no ranking geral do IDGM.

No ranking da Educação, por exemplo, Rio Preto ficou na 6ª. posição, com IDGM em 0,678 pontos. Já com relação à Saúde, a cidade ficou na 12ª. posição, com pontuação de 0,673. No item Saneamento, o IDGM de Rio Preto é de 0,939 pontos (14º lugar). Na área de Segurança, o município ficou em 37º. lugar no ranking, com 0,843 pontos.

O resultado foi anunciado por uma vídeoconferência e contou com as participações do vice-governador Rodrigo Garcia, do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e do prefeito Edinho Araújo (MDB).

Edinho destacou que a posição de Rio Preto é muito honrosa. Aos prefeitos participantes, o prefeito de Rio Preto falou sobre as dificuldades que os gestores enfrentaram no último ano devido ao agravamento da pandemia e se mostrou confiante que nos próximos meses, com o aumento da vacinação, a retomada da economia será viabilizada principalmente pelos investimentos que o governo do Estado anunciou, da ordem de R$ 21 bilhões para 2021.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password