Raro e ameaçado de extinção, filhote de onça preta é encontrado perdido por morador em MT 

Animal tem melanismo que ocasiona coloração preta na pele e “esconde” pintas. 

Um filhote de onça-pintada melânica foi resgatado, na quinta-feira (13), no município de Paranaíta, a 849 km de Cuiabá. De acordo com a equipe da SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), que fez o resgate, o animal de cerca de três meses é macho, estava sem a mãe e muito debilitado. 

O animal também é conhecido como onça preta ou pantera negra. A aparição da pantera negra é motivo de celebração para os biólogos de todo o Brasil. Segundo os pesquisadores, a espécie está ameaçada de extinção. 

A onça tem melanismo, que é uma alteração genética rara. A concentração de pigmento preto na pele “esconde” as pintas comuns nesta espécie. 

O animal foi encontrado em uma região de pastagem por um morador da região. Ele chegou a ficar com o filhote por uma semana, mas percebendo que ele estava muito debilitado, decidiu pedir apoio à Sema. 

Em razão da desnutrição, o animal foi encaminhado para o UFMT (Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso) de Sinop/MT.  

Foram feitos alguns exames de sangue, clínico e morfobiometria. Os primeiros resultados apresentaram desidratação e desequilíbrio nutricional, além de uma baixa visão. 

A “cegueira” seria consequência do quadro nutricional, segundo a professora Elaine Conceição, responsável pelo setor de atendimento de animais silvestres do hospital. Agora, ela vai receber medicação para reposição de vitaminas e, se melhorar, posteriormente será preparada para voltar à natureza. 

FOTO: Reprodução | SEMA/MT 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password