A queda de um raio provocou a morte dos animais em uma propriedade rural de Américo de Campos (SP), nesta segunda-feira (2).
Um raio atingiu uma propriedade rural e matou 26 cabeças de gado durante a forte chuva registrada na segunda-feira (2), no bairro Cabeceira das Águas Paradas, em Américo de Campos (SP).
De acordo com apuração da reportagem da TV TEM, o raio caiu em uma árvore que fica próxima ao local onde os animais estavam. A descarga elétrica atingiu o gado e ocasionou a morte.
Uma retroescavadeira foi utilizada para remover e enterrar o rebanho atingido na propriedade. Em entrevista à TV TEM, o coordenador da Defesa Civil da cidade, André Luiz Vila Bérgamo, afirmou que a tempestade ocorreu entre as 12h e as 13h e foi uma das maiores da história.
“Pelo volume e pela velocidade com que a chuva caiu, é uma das ocorrências mais graves que atendemos nos últimos anos”, explicou o coordenador.
Ainda segundo André, cerca de 30 propriedades rurais foram afetadas e cinco quilômetros de estradas rurais, de acesso à zona rural e às rodovias ficaram bloqueadas após a chuva, mas já foram liberadas.
Conforme a Defesa Civil, calcula-se que tenham chovido de 70 a 110 milímetros de água na área rural e 40 milímetros na zona urbana.
Casas à beira da Vicinal ACP-050, que conecta o trecho da Rodovia Miguel Jabur Elias (SP-479) em Américo de Campos a Álvares Florence, ficaram danificadas pela força da chuva. A previsão inicial era de que 50 casas tiveram a estrutura danificada.














