Professor de Votuporanga cria canal educativo no Youtube

Vídeos complementam as aulas com curiosidades e desafios.

Quem foi criança nas décadas de 1980 e 1990 assistia e televisão para ver desenhos animados e programas infantis. Hoje a garotada continua assistindo a vários programas, mas através do Youtube e pela telinha do celular. Eles possuem muito mais opções e assistem a vários canais. Para entrar nesta onda e ser uma opção educativa e inteligente para os pequenos, o professor Milton dos Santos, criou o canal “Projeto Paiol”, onde ele apresenta diversos conteúdos de sua sala de aula.
Desde 2019, ele faz diversos vídeos que vão desde explicações de matérias, até diversas contações de histórias feitas por ele e por seus alunos, além de desafios que seus alunos realizam como atividades em casa.
O projeto “Paiol – O celeiro de ideias”, foi criado em 2015, inicialmente o docente gravava as mídias em forma de DVDs para que cada criança pudesse levar para assistir em casa. Contudo, em 2019, ao observar que seria muito mais rápido o acesso aos vídeos e as matérias pelo youtube, o professor criou o canal para que, assim que fossem concluídos, imediatamente os alunos tivessem acesso a eles.
Na sala de aula, ao constatar uma dificuldade por parte dos alunos, o professor cria novos vídeos complementares, para apresentar o conteúdo de forma mais lúdica. Os vídeos são curtos, com média de dez minutos.
“Dá um pouquinho de cansaço fazer isso. Ter ideias diferentes, nem sempre é fácil. Contudo, o desafio torna o trabalho recompensador, porque eu também aprendo muito e aprofundo algumas das explicações. Na verdade, acabo viajando muito na maionese. Porém, o que mais torna esse projeto valioso é ver o retorno que as crianças nos dão, dizendo que agora tinham entendido a matéria. Até alguns pais, me procuraram afirmando que se tivessem tido esse tipo de auxílio teriam se desenvolvido mais na escola”, disse Milton.
Os alunos estão curtindo muito a idéia e o canal se transformou em uma ferramenta pedagógica, não apenas para o professor, mas para outros educadores que desejam novas ideias e possibilidades de ensino.
“Fantástico! ”, disse a aluna Amanda. “Ao chegar em casa, sempre vou correndo ao telefone da minha mãe para ver se o professor colocou mais algum vídeo. Hoje eu gosto de matemática, porque do jeito que ele ensina é muito mais gostoso! ”

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password