A Fundação Procon-SP lançou uma nova edição do levantamento virtual “De Olho na Black Friday: o que pensam os consumidores sobre preços e promoções”, com o objetivo de analisar os hábitos, percepções e comportamentos da população diante do volume de ofertas que antecede uma das datas de maior apelo comercial do ano. A pesquisa está disponível para preenchimento gratuito no site oficial do órgão de defesa do consumidor até o dia 10 de novembro.
O questionário aborda o impacto de estratégias publicitárias comuns no comércio eletrônico e físico, como o uso de gatinhos de urgência do tipo “últimas unidades”, “só hoje” e “estoque limitado”, além de verificar a influência de terceiros nas decisões de compra. A sondagem investiga também a percepção do público em relação a facilidades de pagamento, analisando como o consumidor lida com parcelamentos anunciados como “sem juros” e quais fatores o levam a manter a compra de determinados itens mesmo após reajustes de preços.
A iniciativa pretende reunir dados consistentes sobre o grau de impulso e as dificuldades enfrentadas pelos clientes para checar se um desconto é real. Com o diagnóstico das respostas, o Procon-SP pretende fundamentar pesquisas acadêmicas, orientar fiscalizações e elaborar novas campanhas educativas e preventivas para proteger os direitos dos consumidores durante o período de compras do fim de ano no estado de São Paulo.













