Prevenção: cuidados com as doenças respiratórias devem ser mantidos

O médico da Família e da Comunidade do SanSaúde, Dr. Ernesto Hoffman, deu dicas valiosas de como se proteger neste período.

O SanSaúde quer alertar você sobre os cuidados com as doenças respiratórias. Elas são mais prevalentes nesta época do ano, em que o clima está mais frio e o ar mais seco. Queremos que sua saúde seja a prioridade!

O médico da Família e da Comunidade do plano. Dr. Ernesto Hoffman, deu dicas valiosas de como se proteger neste período.

Importância da vacinação

Sempre que são registrados surtos de alguma doença infectocontagiosa, a necessidade de manter a imunização da população volta a chamar a atenção. As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos, agentes de defesa que atuam contra os microorganismos que provocam esse tipo de enfermidade. Como ainda não há tratamento específico para o Coronavírus, ressaltamos a importância da prevenção de outras patologias respiratórias evitáveis como a gripe, a meningite e a septicemia. “É muito importante que a carteirinha esteja em dia. A vacina contra a gripe está disponível nos postos de saúde e protege contra Influenza e H1N1, podendo evitar pneumonia, internação e até mesmo complicações assim como as do Coronavírus”, disse.

Medidas fundamentais

Distanciamento social, uso de máscaras e higiene ao tossir e respirar seguem como regras. “Evitem aglomeração e mantenha sempre o ambiente arejado”, complementou.

Cadê o agasalho!

Outro ponto importante é se agasalhar. “Nosso corpo foi projetado para viver em 36,5º. Se diminuir muito a sua temperatura, pode ficar doente. Tomar friagem ou beber gelados não são as causas das doenças respiratórias, transmitidas a maioria com vírus, mas ficar com frio faz com que nosso corpo gaste energia para se aquecer e não para fortalecer nossa imunidade”, frisou.

Alimentação

Todos já sabem que para uma alimentação ser considerada saudável é necessário que ela ofereça os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, de forma balanceada, fracionada e saborosa. Deve ser também acessível, variada, colorida e segura. “É necessário alimentar-se bem, ingerindo muito líquido. Escolha mantimentos com vitaminas, principalmente a C e a D têm papel muito importante, se necessário pode usar até mesmo complementos, verifique com seu médico”, concluiu Dr. Ernesto.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password