Prefeitura promove ações em virtude do Setembro Amarelo 

A campanha sobre a prevenção do suicídio, lembrada no 9º mês do ano, tem como objetivo a valorização da vida. 

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá ações em virtude do Setembro Amarelo, garantindo mais visibilidade à causa. Uma Capacitação será promovida na próxima terça-feira (03/9), no Espaço Unifev Saúde. Unidades de Saúde do Município contribuirão conscientizando a população durante todo o mês.  

A campanha sobre a prevenção do suicídio, lembrada no 9º mês do ano, tem como objetivo a valorização da vida. 

No Brasil, a Campanha foi criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). 

Capacitação Setembro Amarelo 

Na próxima terça-feira (03/9), será promovida uma Capacitação em virtude do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, lembrado no dia 10 de setembro. O evento conta com a coordenação da rede de saúde mental do município e acontecerá no Espaço Unifev Saúde, anexo à Santa Casa, acesso pela Rua Tocantins, no período das 8h às 12h. 

Todos os profissionais da área da Saúde estão convidados a participar, entre médicos, psicólogos, fisioterapeutas (incluindo equipe do Melhor em Casa), psiquiatras, enfermeiros da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde, residentes, internos e estudantes do curso de Medicina da Unifev. O convite se estende a Procuradoria Geral do Município, Secretaria Municipal da Educação e Conselho Tutelar. 

A ocasião contará com palestra da Psicóloga e Coordenadora do Caps II, Leonácia Aline Gentini, que falará sobre o assunto “Aspectos Gerais sobre o suicídio no Brasil e no Mundo”. 

O psicólogo e Professor da Faculdade Futura, Tiago Moreno Lopes Roberto, discorrerá sobre “Analise epidemiológica das tentativas de suicídio em Votuporanga”. 

A ocasião contará também com discussões proferidas por Léa Bagnola, coordenadora do Programa DST/ Aids em Votuporanga e Presidente do Comitê gestor de violência do Município, que falará sobre “Notificações do agravo de tentativas de suicídio”. 

Unidades de Saúde 

Durante este mês, as Unidades da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votuporanga estão trabalhando com diversas ações de conscientização referentes ao Setembro Amarelo, considerado mundialmente como sendo o mês de prevenção do suicídio.  

Profissionais que atuam nas Unidades estão mobilizados para acolher pessoas em situação de risco e trabalhar ações multiprofissionais para evitar que o ato seja cometido. Entre as atividades desenvolvidas estão discussões em grupos educativos, murais informativos, atendimentos coletivos e individuais, grupos de caminhadas e atividades físicas. Também estão sendo promovidas orientações com cartazes e balões amarelos em locais públicos. 

Disque 188 

No País, o Disque 188 está disponível 24 horas todos os dias de forma gratuita. Quem ligar pode conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida, com respeito e anonimato. Os voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional. 

O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password