Prefeitura notifica supermercados a cumprir regras sanitárias

Vigilância Sanitária fará fiscalização preventiva neste final de semana nos estabelecimentos essenciais que estiverem abertos

Em razão do aumento no número de casos de coronavírus na região e a determinação das regras da fase vermelha do Plano São Paulo aos finais de semana, a Prefeitura de Votuporanga notificou, nesta sexta-feira (29), todos os supermercados do município para que cumpram as regras sanitárias de atendimento ao público e de proteção aos funcionários no combate à Covid-19.

Entre medidas estão o controle de entrada e permanência de clientes nas lojas, maior higienização de cestos, carrinhos e demais espaços, medição de temperatura de todos os clientes e disponibilização de pontos de álcool em gel, bem como o uso obrigatórios de equipamentos de proteção individual para todos os funcionários.

Neste final de semana só podem funcionar os serviços considerados essenciais no âmbito estadual, tais como: farmácias, padarias, conveniências, supermercados, mercearias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, meios de transporte coletivo, transportadoras, oficinas de veículos, atividades religiosas, hotéis, pousadas, bancos, casas lotéricas e pet shops. Em todos os casos é proibido o consumo de bebidas e alimentos no local, o que também será alvo de fiscalização.

Os demais serviços de alimentação, como bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias e similares, podem atender através de serviços de delivery, drive thru ou retirada, sendo proibido o acesso interno aos estabelecimentos.

Óticas

A fiscalização também vai acompanhar o funcionamento de óticas, consideradas serviço essencial de saúde, pois comercializam produtos classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas empresas estão autorizadas a abrir durante a fase vermelha, porém, apenas para a comercialização de itens de saúde visual, sendo vedada a venda de todos os demais produtos não essenciais.

Feiras Livres

O funcionamento das feiras livres, conforme o Plano São Paulo, é permitido durante a fase laranja, que vale de segunda à sexta, das 6h às 20h, desde que se respeitem as recomendações dos órgãos de saúde. Após às 20h e aos finais de semana, é vedado o consumo no local e permitido apenas serviços de entrega ou retirada. Os feirantes também serão notificados e haverá fiscalização para se cumpra as medidas.

Bancos

O Procon Votuporanga também está fazendo um trabalho de orientação e fiscalização de funcionamento dos bancos, para que se respeite as regras sanitárias neste período pandêmico. Na próxima semana, as ações vão se intensificar.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página