ter, 18 de março de 2025

Prefeitura de Birigui decreta situação de emergência em saúde devido à epidemia de dengue

Informação foi divulgada nesta sexta-feira (1º) e publicada no Diário Oficial do Município. Secretaria Municipal de Saúde também deu início à nebulização veicular noturna e ao mutirão de limpeza urbana.

A Prefeitura de Birigui (SP) decretou, nesta sexta-feira (31), situação de emergência em saúde pública devido à epidemia de dengue. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município.

O decreto de emergência foi uma decisão da prefeita Samanta Borini (PSD), alinhada com o secretário municipal de Saúde, Roque Haroldo Bomfim, por conta do aumento de casos da doença.

Até a manhã desta sexta-feira, quando o decreto foi publicado, Birigui contava com 926 casos confirmados de dengue e uma morte em investigação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

O decreto autoriza que a prefeitura adote medidas administrativas para contenção da dengue, como aquisição de insumos e materiais, além de contratação temporária de servidores.

A Secretaria Municipal de Saúde também deu início à nebulização veicular noturna, nos bairros Atenas e Portal da Pérola 1. Na Unidade Básica de Saúde Vila Bandeirante, a Secretaria de Saúde está em fase de conclusão do “Dengário”.

O espaço será aberto a partir do dia 6 de fevereiro. No local, será mantida uma equipe médica e de enfermagem, sala de hidratação e dispensação de medicamentos, para atender especificamente pessoas com sintomas de dengue.

A Prefeitura de Birigui também está distribuindo um kit hidratação, contendo um sachê para a preparação do soro, para que as pessoas com o sintoma de dengue, mesmo sem diagnóstico fechado, possam ingerir em suas casas. Para ter acesso ao kit, é necessário procurar a UBS mais próxima de casa, sem a necessidade de passar pela consulta médica.

Limpeza urbana

Uma das primeiras medidas adotadas pela Prefeitura de Birigui foi a realização do mutirão de limpeza “Limpa Birigui”.

O serviço teve início pelos bairros Portal da Pérola 1 e 2, Margareth Vargas e Dom Pedro. Durante a ação, foram recolhidos materiais sem uso, retirados de dentro das casas pela população.

Na próxima semana, a partir do dia 3 de fevereiro, o “Limpa Birigui” estará recolhendo todo o material sem uso dispensado pela população nos bairros Candeias, Atenas, Acapulco e Paraíso.

Morte por dengue

A Secretaria de Saúde do Estado confirmou nesta sexta-feira (1º) a primeira morte por dengue em Coroados (SP). O histórico de saúde do paciente não foi divulgado. Segundo a Saúde, a cidade registrou 147 casos no mês de janeiro deste ano.

Compartilhe!

Relacionados