qua, 12 de agosto de 2026

Polícia Militar Ambiental apreende arma, munições e em Santa Albertina

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de São Paulo reafirmou seu compromisso com a preservação do meio ambiente durante uma série de ações realizadas no município de Santa Albertina no dia 4 de dezembro de 2025. As operações visaram o combate aos crimes contra a fauna, a flora e demais ilícitos ambientais.

Durante operações integradas—incluindo “Impacto”, “São Paulo Sem Fogo” e “Piracema”—equipes especializadas realizavam policiamento rural e vistorias preventivas na região do Córrego Cascavel, uma área conhecida pela prática de caça ilegal.

Apreensões e Autuação

No local, os policiais ambientais identificaram e abordaram um indivíduo nas proximidades de uma motocicleta. Após as diligências, foi encontrado no interior da mata:

  • Uma arma de fogo calibre .32.
  • Munições.
  • Uma jaula metálica armada com iscas, utilizada como armadilha para a captura de animais.

O armamento, as munições e o equipamento de caça foram apreendidos. Além disso, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental por caça de fauna silvestre nativa sem a devida autorização legal, configurando crime ambiental.

A corporação reitera que a caça ilegal representa uma séria ameaça à biodiversidade, comprometendo o equilíbrio dos ecossistemas e colocando em risco espécies nativas. A PMA destaca que mantém uma atuação firme, preventiva e especializada em defesa do patrimônio natural e da segurança da população.

A Polícia Militar Ambiental reforça a importância da participação social no enfrentamento a esses crimes, incentivando a população a utilizar o telefone 190 para realizar denúncias, o que é fundamental para agilizar a resposta policial e prevenir danos à natureza.

Compartilhe!

    Relacionados