Pinato e Mourão são destaques no Fórum dos Brics, da Band News

O deputado federal Fausto Pinato (PP) foi um dos convidados a discursar no “Fórum BandNews: Potencial de Negócios do BRICS”, promovido pelo canal Band News e que contou com a participação do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

“Estamos falando de futuro, falando de uma plataforma que, nesse momento de pandemia e pós-pandemia, pode ser mais um alicerce para que possamos retomar, o mais rápido possível, a economia”, afirmou Pinato, que é presidente da Frente Parlamentar dos Brics e da Comissão de Agricultura.

Pinato, que foi um dos articuladores da aprovação do Banco dos Brics no Congresso Nacional, afirmou ser de direita, uma pessoa conservadora do interior de São Paulo, mas acredita que o Brasil deve olhar sem ideologia para os parceiros comerciais e pensar no que traz benefícios para sua economia. “Acho que, nesse momento, precisamos ter discernimento, o momento é de responsabilidade para que possamos, dentro desse projeto dos Brics, trazer esse alicerce importante para as futuras gerações, que poderão usufruir dessa parceria para o financiamento de obras estratégicas para o nosso desenvolvimento e geração de emprego e renda”, salientou o deputado.

Abrindo as apresentações do evento, o vice-presidente também defendeu a parceria entre os países que compõem os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) . “Estamos engajados no processo de colaboração , buscando benefícios mútuos e atendendo aos interesses da nação, favorecemos iniciativas que gerem benefícios concretos para a população de todos os cinco países dos Brics”, afirmou o vice-presidente.

O presidente do Banco dos Brics, Marcos Troyjo, que participou remotamente, por meio de um telão, destacou o atual momento como desafiador, não apenas por conta da pandemia, mas segundo ele, “ também porque existe a metamorfose da globalização, que traz desafios e oportunidades para países como o Brasil”, afirmou, acrescentando que o Banco dos Brics, apesar do pouco tempo de existência, foi fundado em 2014, já conta com uma carteira de projetos de mais de 20 bilhões de dólares e com potencial de crescer ainda mais.

Sergio Ricardo Segovia, presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) falou da importância dos Brics para o mercado brasileiro. “Os Brics representam pouco mais de 30% do que recebemos da nossa pauta exportadora, só isso já bastaria para mostrar o interesse que temos nessa instituição”, afirmou Segovia, acrescentando que o país pode ampliar ainda mais a atração de investimentos nesse espaço. “Cabe a nós saber determinar como queremos que o ingresso de capital venha para nos ajudar, que realmente atenda aos nossos interesses”.
O Fórum ainda contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, do presidente do Desenvolve SP, Nelson de Souza, além da participação virtual do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página