Dois mandados foram cumpridos nesta sexta-feira (13) em São José do Rio Preto, após policiais apreenderem 200 mil maços de cigarros falsos em Aparecida.
A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão em São José do Rio Preto (SP), nesta sexta-feira (13). A ação contou com equipes da polícia de Cruzeiro (SP) e é parte de uma investigação contra a venda de cigarros falsificados no interior do estado.
Segundo a Polícia Federal, o alvo das buscas desta sexta-feira é um empresário de São José do Rio Preto. Houve apreensão de R$ 200 mil em espécie nos endereços ligados a ele.
O empresário é suspeito de ser o receptor de uma carga de 200 mil maços de cigarros falsos que foram apreendidos em Aparecida (SP), em 2024.
Na ocasião, policiais federais interceptaram um caminhão-baú que transportava 400 caixas com os cigarros na rodovia Presidente Dutra. A carga foi avaliada em R$ 1 milhão na época.
A partir da apreensão, a PF descobriu que a carga havia saído de uma fábrica clandestina de Paty do Alferes, cidade do Rio de Janeiro. A fábrica foi fechada após a descoberta.
Em seguida, as investigações mostraram que os cigarros seriam levados a São José do Rio Preto, onde a operação foi deflagrada nesta sexta-feira. Houve apreensão de dinheiro durante as buscas.
“Durante as apurações, foi constatado que uma carga de, aproximadamente, 400 caixas de cigarros, apreendida pela Polícia Rodoviária Federal na cidade de Aparecida/SP, havia saído de uma fábrica clandestina posteriormente fechada em ação policial. A carga ilegal teria como destino à cidade de São José do Rio Preto/SP”, afirmou a PF.
Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados vão responder por associação criminosa e por crimes contra a ordem tributária. Somadas, as penas podem chegar a 16 anos de reclusão. G1












