Consultórios Municipais e posto do Assary estarão abertos neste sábado para vacinação e prevenção

Secretaria da Saúde fará ‘Dia V’ e ‘Dia D’ para crianças, adolescentes e mulheres; atendimentos serão das 8 às 17 horas

Neste sábado (16/10), os Consultórios Municipais de Votuporanga estarão abertos das 8h às 17 horas para o ‘Dia V’ da Campanha de Multivacinação, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, e o ‘Dia D’, em menção à Campanha Outubro Rosa, para prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama e colo de útero.

Vacinação
A campanha de vacinação é direcionada aos menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), para oportunizar o acesso aos 18 tipos de vacinas disponíveis no sistema público de saúde com objetivo de proteger contra doenças como poliomelite, sarampo, rubéola, caxumba, hepatites tipo A e B, entre outras, além de atualizar a carteira de vacinação. É importante levar a caderneta de vacina para análise do profissional da saúde.

Prevenção
Para as mulheres, o atendimento será voltado à prevenção, com exames gratuitos de Papanicolau, para quem tem entre 25 e 64 anos, e solicitação/agendamento de mamografia, para mulheres de 40 a 69 anos.

Os exames preventivos serão realizados conforme ordem de chegada. Para isso, as mulheres precisam levar os seguintes documentos originais: RG, CPF e Cartão da Família. Quem vai realizar o exame não pode estar em período menstrual, nem ter tido relação sexual 24 horas antes e também não deve fazer uso de ducha vaginal.

Plantão vacina contra a Covid-19
Também no sábado (16/10), o posto de vacina contra a Covid-19 do Assary ficará aberto das 8h às 16h. Portanto, quem ainda não se vacinou pode aproveitar a data para receber a dose do imunizante. Poderão ser vacinados quem tem 18 anos ou mais e que perdeu o prazo de se imunizar anteriormente e também quem já está no prazo para receber a segunda dose. Com relação às terceiras doses, quem tem 60 anos ou mais e profissionais da saúde, ambos com a segunda dose aplicada há, pelo menos, seis meses; e pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose há, pelo menos, 28 dias, também estão aptos a receber a dose de reforço.

Quem for ao Assary se vacinar contra o Coronavírus precisa se atentar aos documentos obrigatórios para cada público. Para a primeira dose, deve levar RG, CPF e comprovante de residência no próprio nome; quem for tomar a segunda ou terceira dose deve levar também o cartão de vacina da dose anterior. Pessoas imunossuprimidas que precisam tomar a terceira dose também devem apresentar atestado médico que já possuem em casa ou receituário médico que comprove a condição. E os profissionais de saúde que forem em busca da terceira dose também devem levar RG, CPF, cartão de vacina comprovando as duas doses e documento que comprove vínculo com o estabelecimento de saúde como, por exemplo, holerite ou declaração emitida pelo serviço de saúde que ficarão retidos no posto de vacina.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password