Perguntas e respostas sobre a Covid-19

Pessoas que usam medicação para doenças pré-existentes, se infectadas pelo novo coronavírus, devem interromper ou modificar seus tratamentos?

  • Não. Especialistas alertam que pessoas com doenças pré-existentes e/ou comorbidades, antes de interromper qualquer medicação ou tratamento, devem consultar um profissional médico.

Qual tipo de medicamento devo tomar enquanto me recupero da Covid?

  • Os médicos recomendam que sejam tomados apenas medicamentos para combater os sintomas – paracetamol e dipirona para febre e dores. Como ainda não existe remédio específico para a Covid-19, a cura se dá com o tempo, pelo nosso sistema imunológico.

Antibióticos são eficazes na prevenção ou tratamento do Covid-19?

  • Não. Os antibióticos não funcionam contra vírus, eles funcionam apenas em infecções bacterianas. Antibióticos não devem ser usados como um meio de prevenção ou tratamento de Covid-19.

A pessoa pode transmitir o coronavírus mesmo sem apresentar sintoma?

  • Sim. Pelos dados apresentados até o momento, o período de incubação do vírus pode variar de dois a 14 dias. Durante esse tempo, o vírus tem capacidade de transmissão. Por isso, é importante adotar medidas gerais, como lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Quais são os critérios para aplicação do teste? Pessoas com sintomas leves não estão sendo testadas?

  • Pessoas com dificuldade respiratória e profissionais de saúde têm prioridade porque não há kits de testes suficientes para todos que procuram os serviços de saúde. A pessoa que não tiver sintoma grave deve ficar em casa e circular o menos possível.

O número de casos notificados é inferior ao real?

  • Sim. Não há testes em quantidade suficiente para atender a demanda no Brasil, então é possível que haja subnotificação.

Ferver a comida mata o coronavírus?

  • Sim, mata este e outros agentes infecciosos. Alimentos crus devem ser evitados porque não conhecemos a procedência e como foram manuseados. Para limpar salada e frutas, use o hipoclorito.

Qualquer sabão serve para higienizar as mãos?

  • Sim. Detergente também pode ser utilizado. O álcool em gel,por ser mais prático, é indicado para quando estiver na rua.

Quais os procedimentos de higienização de roupas e calçados após a utilização em ambientes externos?

  • É importante analisar sobre quais ambientes externos estamos falando. Se o ambiente externo for um hospital, o rigor deverá ser maior do que se for um escritório, por exemplo. Mas, de modo geral, ao chegar da rua, o ideal é que a pessoa retire a roupa e coloque para lavar e tome um banho.

Há previsão de quando as aulas vão voltar?

  • Não. As aulas estão oficialmente suspensas por tempo indeterminado desde 23 de março nas redes municipal e estadual.

Posso fazer um almoço em família em casa, reunindo parentes próximos?

  • Neste momento, em que há transmissão comunitária e a curva de contaminação não para de subir em Rio Preto e no Brasil, é recomendado evitar saídas desnecessárias de casa e aglomeração – mesmo que seja pequena, com até dez pessoas. O melhor a ser feito é adiar um pouco esses tipos de encontros.

Posso levar as crianças no parquinho da pracinha ou do condomínio?

  • Não é recomendado, já que o vírus sobrevive por horas e até dias, dependendo da superfície. Se for sair com as crianças, dê preferência para lugares abertos e que se tenha fácil acesso para lavar as mãos com frequência – caso não haja torneira, leve álcool em gel. Opte também por locais sem outras crianças. É preciso monitorar ao máximo para que elas não coloquem as mãos nos olhos, no nariz e na boca.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página