Passaporte da vacinação passará a ser exigido em Olímpia

O Distrito Turístico de Olímpia espera receber, durante a alta temporada, agora em dezembro, cerca 350 mil visitantes, e pensando na segurança dos turistas, e claro da população, o prefeito Fernando Cunha (PSD) decretou que seja obrigatório para a entrada em hotéis, parques e eventos a apresentação do passaporte de vacinação (duas dose para adultos e menores ao menos um dose), ou teste de covid negativo realizado nas últimas 48 horas.

A medida, regulamentada, começa a vigorar em 10 de dezembro de 2021. Segundo a legislação, para comprovação serão aceitos os cartões físicos de vacinação ou comprovantes digitais emitidos por órgãos oficiais, como a plataforma do Governo Federal – ConectSUS. Em caso de não atestar a vacinação, será aceita ainda a testagem de Covid-19, tipo rápido IGM/IGG ou tipo SWAB, com pesquisa de antígeno ou RT-PCR, com resultado negativo dentro do prazo máximo de 48 horas de validade.

A iniciativa levou em consideração a necessidade de adoção de estratégias e protocolos essenciais para evitar novas cepas e a transmissibilidade da Covid-19, diante do avanço da vacinação e da flexibilização das atividades econômicas, serviços e eventos. As regras chegam ainda para somar ao quadro epidemiológico de constante redução dos índices da Covid em Olímpia que, em novembro, registrou menos de um caso por dia e está há quase 50 dias sem novos óbitos, sendo o melhor cenário desde abril de 2020.

“O passaporte da vacinação é muito mais do que apenas uma medida, é o incentivo de algo que já sabemos, cientificamente, que dá certo: a vacina. São quase dois anos de impacto econômico e vidas perdidas e, agora que temos um cenário de redução do contágio e chegou o momento de retornarmos à normalidade, queremos que seja um processo gradual e seguro, não só para quem visita Olímpia, mas também para os olimpienses. Grande parte da população vacinável está com o esquema vacinal completo e comprovar a imunização é um gesto simples e de grande demonstração de responsabilidade social e coletiva”, afirmou o prefeito Fernando Cunha.

O retorno do funcionamento das atividades e serviços turísticos no município foi realizado de forma gradativa com liberação de 30%, 40%, 60% e 80% da capacidade, e desde de setembro, foi autorizada a operação de 100%. As pesquisas da secretaria de Turismo mostram que o município já recebeu mais de 2 milhões de turistas, neste ano, com destaque para o mês de julho, com fluxo mensal de 500 mil visitantes entre hospedados e day use. A visitação nos últimos três meses também tem sido positiva, com média de 300 mil visitantes por mês.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password