Parlamento Mirim da Escola do Legislativo realiza sessão e aprova projetos

Foi realizada na quarta-feira (30/10) a sessão do Parlamento Mirim 2019, ação desenvolvida pela Escola do Legislativo “Dr. Roberto de Lima Campos” da Câmara Municipal de Votuporanga. No total, 12 projetos, elaborados pelos estudantes que participam do projeto, foram debatidos e votados pelos parlamentares mirins.

O evento teve início às 19h30 no plenário “Dr. Octávio Viscardi” e seguiu o rito das sessões ordinárias da Câmara Municipal, com ordem do dia e pronunciamentos, para que os vereadores mirins tivessem a oportunidade de vivenciar como é realizado o trabalho do Legislativo e do debate democrático. Foram votados e aprovados 12 projetos de lei com temas variados, como por exemplo Trânsito e Transporte, Esporte, Meio Ambiente, Cultura, entre outros.

Os projetos aprovados serão encaminhados para o prefeito de Votuporanga, João Dado, para serem avaliados. “São iniciativas interessantes. Inclusive, tivemos na edição passada o projeto de um aluno da Escola do Legislativo, o João Vitor Ferrarez, sobre a criação de aplicativos de celular para o transporte coletivo que hoje está em andamento no município”, comentou o presidente da Escola do Legislativo, o vereador Rodrigo Bleza.

Neste ano, participaram alunos do Colégio Adventista, APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, AFUPACE – Recanto Tia Marlene, Escolas Cícero Barbosa Lima Junior, Uzenir Coelho Zeitune, Sebastião Almeida de Oliveira, Maria Nivea Pinto Costa Freitas, Enny Tereza Longo Fraccaro, Colégio Unifev, Dinâmica, Sarah Arnold Barbosa e Esmeralda Sanches da Rocha.

O Projeto é voltado aos alunos do oitavo e/ou nono ano, regularmente matriculados no ensino fundamental da rede estadual e privada de ensino de Votuporanga. A edição 2019 recebeu o slogan “Parlamento Mirim, Cultivando a Cidadania”. As escolas inscritas realizaram uma eleição interna, elegendo seus representantes que apresentaram projetos de lei dentre as propostas temáticas oferecidas por um Manual de Orientação.

Parceria com a Unifev
Os Vereadores Mirins também estão participando de um treinamento de iniciação política promovido através de parceria entre a Escola do Legislativo e a Unifev, denominado Integração Cidadã. O evento também é aberto a toda comunidade e será realizado nos meses de novembro e dezembro no Plenário da Câmara Municipal com início às 19h30. Segue o cronograma das palestras:
06/11 – Cidadania e Ética – Professores Drs. Encarnação Manzano (Pró Reitora Acadêmica) e Osvaldo Gastaldon (Reitor)

13/11 – Votuporanga: ocupação, incorporação e desenvolvimento – Professora Evanir Regina Moro Peichoto (Núcleo de Valorização da Memória Cultural e Ambiental)

20 e 27/11 – Os direitos e deveres constitucionais – Professor Breno de Queiroz Paes e Silva (17) 9-8125- 7371 ou 3422- 9087

04/12 – Bairro: história e integração cidadã – Professora Daniela Cristina do Amaral Sivieri Cipriano (17) 99765- 0843 ou 3426- 8710

11/12 – Bairro: história e integração cidadã – Professoras Daniela Cristina do Amaral Sivieri Cipriano e Evanir Regina Moro Peichoto.

0 Comentários

Deixe um Comentário

5 + três =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password