Operação nacional combate violência contra idosos na região

A Polícia Civil de Rio Preto integra a Operação Vetus, em caráter nacional, que é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ/SP), com o objetivo de combater crimes de violência contra o idoso em todo o país. Na manhã desta sexta-feira (4) estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão.

Em uma casa no bairro Boa Vista, a polícia encontrou duas idosas amarradas à camas. O maus tratos era praticado pelo enteado de uma delas. A ocorrência será apresentada no 1º Distrito Policial. As vítimas farão exame de corpo de delito.

Na área da Delegacia Seccional de Rio Preto, que abrange 31 municípios, foram 80 denúncias apuradas, das quais 68, foram de crimes praticados na cidade de Rio Preto e outras 12, em municípios vizinhos, como José Bonifácio, Paulo de Faria, União Paulista, dentre outros.

De acordo com o delegado assistente da Seccional Alexandre Arid, a polícia está checando denúncias e cumprindo os mandados em residências particulares, estabelecimentos de atendimento a idosos e asilos.

Todas as denúncias foram checadas previamente, sendo que hoje, estão sendo cumpridos as decisões judiciais. Foram instaurados 10 inquéritos policiais, para que os fatos sejam investigados. São 45 policiais civis empenhados nas diligências.

O delegado chama a atenção para o fato de que o idoso pode estar em situação de vulnerabilidade e ressalta a importância das denúncias nesses casos.

“Muitas vezes, o agressor é o próprio familiar. O que orientamos é que quem desconfiar ou presencia algum atitude que possa configurar violência ao idoso que denuncie. A denúncia pode ser anônima. A polícia vai até o local checar se tem veracidade ou não. Caso tenha, a gente busca a proteção e o socorro a esse idoso que está em situação vulnerável”, afirmou o delegado Arid”.

Denúncias de violência contra idosos podem ser feitas através do Disque 100, que recebe denúncias de violações de direitos humanos.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página