sáb, 22 de março de 2025

Número de mortes no trânsito reduz pela metade neste ano 

Dados foram divulgados no Infosiga SP, que contabiliza acidentes de trânsito que resultaram em óbito no Estado de São Paulo. 

O número de mortes no trânsito de Votuporanga está caindo em 2019. É o que apontam os dados do Infosiga SP, um mapeamento dos acidentes de trânsito que resultaram em óbito no Estado de São Paulo. De acordo com o mapeamento, neste ano, até maio, foram registradas duas mortes no trânsito. Já no mesmo período do ano passado foram contabilizados quatro óbitos. 

De acordo com o Secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, Jair de Oliveira, a redução no número de óbitos causados no trânsito é reflexo das ações da Secretaria  de Trânsito, Transporte e Segurança da Prefeitura de Votuporanga. “Adotamos diversas estratégias para reduzir o número de acidentes e, consequentemente, o número de mortes no trânsito do nosso Município, entre elas campanhas educativas e preventivas, visando a sensibilização de condutores de veículos, pedestres, mototaxistas, taxistas, motoristas de van, ônibus e micro-ônibus, ciclistas e demais meios de transportes”.  

O Secretário Municipal ainda ressaltou que a pasta realiza a manutenção e reforço das pinturas de sinalização do solo em ruas e avenidas da cidade, contribuindo para um trânsito mais organizado e seguro. Placas de nomenclaturas de ruas e de sinalizações também contribuem com esse trabalho. 

Outro fator que contribui para a conquista da redução do número de óbitos no trânsito são os radares, utilizados para efeito educativo e não punitivo. No total, há 18 em Votuporanga, sendo 17 fixos e 1 radar móvel. A lista com a localização onde a Fiscalização Eletrônica – Radar Móvel opera na cidade é divulgada no site da Prefeitura de Votuporanga por meio do link (http://votuporanga.sp.gov.br/n/home/), atualizada semanalmente. 

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança afirma que os agentes de trânsito operam o Radar Móvel posicionados na via, ao lado da viatura, em locais visíveis. Vale ressaltar que todas as vias fiscalizadas estão devidamente sinalizadas, como exige o Código de Trânsito Brasileiro, para conhecimento do limite de velocidade permitido. 

O Radar Móvel tem alcance de até 1.300 metros de distância em linha reta e é aferido pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP). 

O Secretário Jair de Oliveira afirmou que “os radares ajudam a reduzir o número de acidentes. Nós percebemos que aumentam o número de habitantes e de veículos, mas os acidentes, felizmente, não acompanham essa proporção. Neste ano, foram registrados 569 acidentes de trânsito até maio e, no ano passado, foram 582. Os números demonstram que a Secretaria tem efetuado o seu trabalho da forma correta. Além disso, os nossos agentes de trânsito da Prefeitura de Votuporanga participam de capacitação anual para proporcionar a segurança no trânsito do Município”. 

Lista de Radar Móvel no período de 17/06/19 até 23/06/2019: 

– Marginais – 60 km/h: José Marão Filho; Nasser Marão 

– Avenidas: 50 km/h: 9 de Julho; Wilson S. Foz; Jerônimo F. da Costa; Saudade; Antônio Augusto Paes; Emílio A. Hernandes; Onofre de Paula; Pansani; José Campos Lário e Prestes Maia;          

– Eixos Binários: 50 km/h: Minas Gerais, Das Bandeiras, Paraíba, Bahia, Itacolomi, Tibagi, Das Américas, Rio de Janeiro e General Ozório; 

– Ruas: 40 Km/h: São Paulo, Pd. Paranhos, Oiapoc, Copacabana, Sebastião Cechini, Alagoas, Rua Cláudio Libert X Rua Marcelo Brunini e China. 

Compartilhe!