Mulheres na Literatura é o tema da 4ª Semana Senac de Leitura 

Finalista do Prêmio Jabuti, Goimar Dantas, dá palestra 26/4. As inscrições estão abertas e são gratuitas no Senac Votuporanga. 

            A jornalista, roteirista, escritora e mestra em comunicação e letras, Goimar Dantas, finalista do Prêmio Jabuti com a biografia Cortez – a saga de um sonhador, em 2011, é a principal atração da 4ª Semana Senac de Leitura. Ela vai ministrar a palestra A Arte de Criar Leitores sobre a história da literatura infantil e juvenil no Brasil e no mundo, dia 26 de abril. Para se inscrever nas palestras e oficinas, gratuitamente, basta acessar o Portal do Senac Votuporanga: www.sp.senac.br/votuporanga 

            Neste ano, o evento, cujo tema é Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas, programou uma série de atividades que reflete a atuação e o espaço que a mulher ocupa em vários segmentos, inclusive o das escritoras brasileiras e internacionais. A palestra Cidade das Mulheres, da arquiteta e urbanista Terezinha de Oliveira Gonzaga, fará uma análise sobre os “lugares de mulher” na urbanização nacional e destacará a participação delas nos mutirões de construção de favelas. 

            A Semana Senac de Leitura oferecerá, ainda, oficinas para confecção de livro artesanal, contação de histórias, e muito mais. “Acredito que esse é um momento muito especial para a unidade, quando desenvolvemos atividades que provocam a reflexão da comunidade quanto às possibilidades que o conhecimento nos traz. Poder trabalhar temas como o espaço da mulher na literatura e em todos os outros cenários, é mais que gratificante; expande com profundidade a análise desse conhecimento. Só posso esperar um resultado bastante positivo”, diz a gerente do Senac Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi 

Incentivo à leitura 

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo. “O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, gestora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.

4ª Semana Senac de Leitura 

Tema: Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas 

Data: de 22 a 27 de abril 

Participação gratuita 

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeleitura 

 

Programação Senac Votuporanga 

  • Oficina: Confecção de Livro Artesanal 

Docente: Marcos Ferreira Ribeiro 

Data: 22 de abril de 2019, das 19h30 às 22h30 

  • Palestra: Cidade das Mulheres 

Palestrante: Terezinha de Oliveira Gonzaga 

Data: 23 de abril de 2019, das 8 horas às 9h30; 24 de abril de 2019, das 19h30 às 21h30 

  • Oficina: O Essencial é Invisível aos Olhos 

Docente: Claudilene Batista Dourado 

Data: 24 de abril de 2019, das 8h30 às 10 horas 

  • Oficina: Arte Como Poesia 

Docente: Edgard Andreatta 

Data: 24 de abril de 2019, das 14 às 17 horas 

  • Mediação cultural: Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes 

Mediadora: Jéssica da Silva Carvalho 

Data: 25 de abril de 2019, das 8 horas às 9h30; das 14 horas às 15h30 e das 19h30 às 21h30 

  • Palestra: A Arte de Criar Leitores 

Palestrante: Goimar Dantas 

Data: 26 de abril de 2019, das 16h30 às 18h30; 27 de abril de 2019, das 9 às 11 horas 

0 Comentários

Deixe um Comentário

quatro × 4 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password