Morre paciente que viveu por mais tempo com coração transplantado no Brasil 

Advogado Waldir de Carvalho viveu 82 anos, 32 deles com um coração transplantado. O ex-prefeito de Tanabi/SP, realizou a cirurgia foi no Incor, na capital paulista, em 28 de agosto de 1986. 

Ontem (11), faleceu o paciente transplantado de coração mais longevo do Brasil. Trata-se do advogado Waldir de Carvalho, de 82 anos, que viveu mais de três décadas com um coração transplantado. A cirurgia foi no Incor, na capital paulista, em 28 de agosto de 1986. 

A informação sobre ser o paciente que mais viveu com um coração transplantado foi confirmada pelo próprio Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O transplantado mais longevo do mundo é um paciente operado na Universidade de Stanford, em 1976, segundo o Incor. 

O velório de Waldir é realizado nesta quarta-feira (12), no Cemitério Igualdade, em Tanabi/SP, cidade onde morava. Waldir de Carvalho era advogado e foi prefeito de Tanabi entre 1983 e 1989. 

Vida como presente 

A história do transplante é incrível, Waldir ganhou o novo coração justamente no dia do aniversário de 51 anos dele. O órgão começou a dar sinais de cansaço antes dos 50 anos. 

Durante cerca de um ano, Waldir ficou internado no Instituto do Coração, em São Paulo, à espera de um coração. A salvação veio quando as condições dele já eram críticas. O coração de um rapaz de 18 anos, baleado num trágico assalto, era compatível. 

Na época, transplantes de coração eram mais complicados e raros do que são hoje em dia, mas de lá para cá ele bateu forte no peito do seu Waldir, até que ontem, silenciou.  

Waldir foi personagem de uma reportagem especial do Globo Repórter – TV Globo – exibida em fevereiro de 2014, quando ele estava há 27 anos com o coração transplantado. 

FOTO: Reprodução | Mara Souza- Diário da Região

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password