Mês da Mulher: Secretaria da Saúde organiza dia especial para atendimento das mulheres

Dia D está marcado para 28 de março (sábado) quando todas as Unidades estarão abertas para coleta de papanicolau, exame clínico das mamas, orientações e solicitação de mamografia.

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga realiza durante todo o mês de março, a intensificação das ações e orientações para a prevenção ao câncer de mama e ao colo de útero. Neste mês da Mulher, como todos os anos, a Pasta elabora uma programação para o Dia D em todas as Unidades de Saúde de Votuporanga.

Esse dia especial será no dia 28 de março (sábado), quando todas as Unidades estarão abertas, das 8h às 17h, para a coleta de papanicolau, exame clínico das mamas, orientações sobre o autoexame e solicitação de mamografia.  Para participar, é necessário que a mulher esteja com o documento de identificação, cartão SUS e o cartão da Unidade.

O intuito da Campanha é atender às mulheres e incentivá-las a serem submetidas a exames de prevenção que detectam precocemente os cânceres de mama e de colo uterino, algumas das neoplasias que mais acometem mulheres no país.

A orientação para as mulheres solicitarem a mamografia é para aquelas acima de 35 anos, caso tenham histórico da doença na família e as inseridas no Programa Mulheres de Peito, que atendem mulheres nas faixas de idade de 50 a 69 anos, e demais fatores de risco como tabagismo, obesidade e sedentarismo.

No caso de exames que exigem a coleta de papanicolau, o procedimento é recomendado para todas as mulheres sexualmente ativas, independentemente da idade.

Todos os procedimentos serão realizados por profissionais da área da saúde capacitados para acolher as pacientes.

Números 

Em Votuporanga, no ano de 2019, 85 mulheres receberam os resultados apresentando algum tipo de alteração no útero ou colo do útero. Quanto às mamografias, quatro delas, tiveram alterações. “No ano passado, a Atenção Básica registrou nove óbitos por câncer de mama.  Dois óbitos por câncer de útero, outros três por câncer no colo de útero, e um por câncer no endométrio, também foram contabilizados.  Todas essas informações nos fazem refletir sobre a necessidade do diagnóstico precoce”, esclarece a chefe dos Programas de Saúde da Mulher do Município, Raquel de Paula.

Quando verificado alterações nos exames de papanicolau ou mamografia o protocolo recomendando pelo Ministério da Saúde é encaminhar imediatamente a paciente para que o caso seja investigado. “Na sequência, após investigação, o acompanhamento da mulher é realizado na própria unidade com o monitoramento do caso”, destaca a responsável pelo Departamento Assistencial da Secretaria da Saúde, Karen Silva.

Câncer de Mama e Colo de Útero 

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.

O câncer de colo do útero é um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. No avançar da doença, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.

As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolau. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.

Informações sobre esta ação podem ser obtidas nas unidades de saúde de Votuporanga.

Fique atenta aos sinais do Câncer de Mama

– endurecimento da pele;

– nódulos ou espessamentos;

– vermelhidão ou coceira;

– enrugamentos ou covinhas;

– secreção nos mamilos;

– alteração dos mamilos;

– surgimento de veias;

– alteração do formato dos seios;

– dores nas mamas ou axilas.

Autoexame das Mamas

Em pé, frente ao espelho, observe:

– o bico dos seios;

– a superfície;

– o contorno das mamas.

– ao levantar os braços verifique se com o movimento, aparecem alterações de contorno e na superfície da mamas.

Na posição deitada, apalpe:

– a mama esquerda, usando a mão direita. Faça movimentos circulares suaves, apertando a mama, levemente, com as pontas dos dedos. Repita o processo com a mão esquerda, na mama direita.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password