Mercado de podcasts deve faturar mais de 5 bilhões de reais

De olho na tendência, Senac Votuporanga lança curso sobre o formato.

O mercado de podcasts vem se consolidando nos últimos anos. O formato de transmissão de arquivos de áudio em plataformas digitais se popularizou muito e ganhou mais relevância no segmento de tecnologia, mídia e telecomunicações. A estimativa da consultoria especializada Deloitte é de que o setor movimente mais de 1,1 bilhão de dólares (5 bilhões de reais) neste ano.

Também de acordo com as estatísticas do relatório, o crescimento anual de 30% em faturamento deste tipo de conteúdo é significativo se comparado com o resultado geral da mídia e do entretenimento: 4% ao ano. O mercado cresce devido ao alto consumo. Uma das plataformas que hospedam esse formato registrou, no ano passado, aumento de 67% no consumo de podcast no Brasil.

Neste cenário, o mundo do trabalho também é impactado com uma nova demanda por profissionais qualificados para geração desse conteúdo. De olho na tendência, o Senac Votuporanga traz um curso inédito para o seu portfólio: Locução para Podcast.

“É muito importante olharmos o que é novidade em nossas áreas de atuação e os podcasts têm sido uma nova e eficaz maneira de se comunicar, por isso, o Senac Votuporanga, que é referência na formação de profissionais da área de comunicação, oferecerá essa novidade”, explica a gerente da unidade, Eliane Baltazar Godoi.

Nesse curso, os alunos aprendem a usar equipamentos de captação e gravação de áudio, desde microfones e gravadores até smartphones e softwares, tanto para estúdio quanto para externas. A produção de roteiro (entrevista, storytelling, documentais, educacionais e jornalísticos) e a familiaridade com as plataformas de conteúdo e edição, também fazem parte da formação.

Tradição

Ainda na área de comunicação e artes, o Senac Votuporanga também está com inscrições abertas para um dos cursos mais tradicionais da instituição: Prática de Locução de Rádio.

O curso é para quem quer aprender a realizar locução, utilizando e otimizando os recursos vocais e corporais de acordo com os diferentes públicos de emissoras de rádio. Além disso, a formação também ensinará sobre fisiologia da voz, técnicas de habilidade oral (fluência de leitura, pontuação, projeção e entonação, respiração, articulação e uso responsável da voz) e as diferenças entre os vários gêneros e estilos radiofônicos (jornalístico, publicitário, entretenimento).

As aulas dos dois cursos devem começar em outubro, com formato remoto e ao vivo, para que os alunos interajam com os docentes em tempo real. Para mais informações sobre estes e outros cursos da unidade, os interessados devem acessar ao Portal Senac: www.sp.senac.br/votuporanga.

Serviço: Locução para Podcast

  • Data de início: 13 de outubro
  • Aulas: terças e quintas-feiras, das 19 horas às 22h30 (aulas remotas e ao vivo)

  • Prática de Locução de Rádio
  • Data de início: 3 de outubro
  • Aulas: sábado, das 8 às 12 horas (aulas remotas e ao vivo)

  • Senac Votuporanga
  • Endereço: Rua Guaporé, 3.221 – Nova Boa Vista – Votuporanga/SP
  • Informações e inscrições: www.sp.senac.br/votuporanga

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página