Médico do SanSaúde explica sobre dor nas costas

No Dia do Ortopedista, Dr. Onildo José da Silveira esclarece sobre as principais doenças e como prevenir.

Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como consequência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica as atividades rotineiras e a qualidade de vida. No dia do Ortopedista, comemorado nesta quinta-feira (19/9), o SanSaúde entrevistou o médico Dr. Onildo José da Silveira para orientar sobre as principais doenças e como evita-las.
Dr. Onildo explicou sobre a lombalgia, patologia mais procurada em consultórios. “É manifestada em diversas formas. A mais frequente é a dor nas costas, que irradia para os membros inferiores. Há casos de travamento, limitação na mobilidade da coluna. Estudos apontam que, pelo menos uma vez, toda a população mundial terá a lombalgia”, disse.
Ele ressaltou que a prevenção é cuidar do seu condicionamento físico. “É necessário controle de peso, reeducação no seu trabalho, além de andar e dormir adequadamente”, complementou.

Hérnia de disco
O profissional orientou sobre hérnia de disco. “É típica de lombalgia, é o paciente que possui dor nas costas mais acentuada. A pessoa sente dormência e fraqueza nas pernas. Alguns ficam acamados. A grande maioria se resolve com tratamento clínico, mas há casos em que precisa de procedimento cirúrgico”, afirmou.

Mais comuns
Além destas patologias, Dr. Onildo contou as doenças mais comuns na assistência de ortopedista. “Além das lombalgias, atendemos dores de joelho, desgastes no quadris e problemas como pé chato e plano. As mães levam seus filhos quem pisam errado e têm pernas tortas”, disse.

Osteoporose
O médico deu dicas também sobre osteoporose. “É uma doença silenciosa, muito frequente em pacientes idosos que sofrem alteração na concentração de substâncias do corpo. Causa fragilidade no osso, por conta da deficiência de cálcio. É sempre importante fazer tratamento preventivo através dos exames, para não chegar às consequências, de ter deformidade na coluna”, destacou.
Ele explicou que o ortopedista é o médico para toda fase da vida. “Assistimos crianças, adolescentes, adultos e idosos. Cuidamos das doenças provocadas nos ossos e fraturas ocorridas no dia a dia”, finalizou.

0 Comentários

Deixe um Comentário

15 − sete =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password