Massa de ar frio deve derrubar temperaturas na região

Meteorologista diz que São José do Rio Preto (SP) pode registrar, a partir de segunda-feira (13), temperaturas em torno de 8ºC a 10ºC.

Se a previsão do tempo se concretizar, cidades da região noroeste paulista devem registrar baixas temperaturas nos próximos dias.

De acordo com Thiago Guerreiro Ferreira, meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMET), uma frente fria atingiu a região Sul do Brasil na última sexta-feira (9). “A massa de ar frio deve influenciar no Sudeste do Brasil, inclusive na região de São José do Rio Preto (SP), a partir da madrugada de segunda-feira (13)”, explicou.

Ainda conforme o meteorologista, isso ocorre nesta época do ano em formas de episódios, pois as massas de ar frio alcançam regiões mais continentais do estado de São Paulo, derrubando as temperaturas. “Na segunda e terça-feira, devemos ter manhãs bem geladas, com temperaturas em torno de 8ºC a 10ºC na região”, afirmou As temperaturas no noroeste paulista devem começar a subir, gradualmente, a partir da próxima semana.

Cuidados

Algumas doenças se agravam no clima seco e frio, como gripes, resfriados, dor de ouvido, asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite.

Por isso, os médicos explicam que é importante arejar sempre a casa, pois o sol e o ar evitam que vírus e bactérias se proliferem. Para quem tem problemas respiratórios, é essencial manter as roupas de cama limpas, retirar o pó da mobília e limpar o chão com pano úmido.

Durante o o frio, o número de infartos cresce, em média 30%, e os de Acidente Vascular Cerebral (AVC) aumentam 20%. Isso acontece porque o organismo faz de tudo para manter o calor interno do corpo.

Assim, quando as terminações nervosas da pele se ressentem com o frio, o metabolismo se prepara para evitar a perda de calor para proteger o funcionamento de órgãos vitais internos. Isso faz com que as paredes dos vasos sanguíneos que irrigam a pele se contraiam e o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue.

Idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes e sedentários precisam redobrar os cuidados no inverno. E mesmo quem não pertence a esses grupos deve evitar a exposição prolongada ao frio intenso e o choque térmico causado pelas quedas bruscas de temperatura.

Entre os cuidados nesta época do ano estão: beber muito líquido, tomar vacinas para evitar doenças de inverno, evitar banhos com água muito quente, evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado quente ou frio. Para uma boa noite de sono, durma em local arejado e umedecido.

G1

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password