Mais uma terça-feira de doação na Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga

Em função do feriado de Corpus Christi, esta semana não haverá doações na quinta-feira e no sábado

Nesta terça-feira (01/06), como ocorre toda semana, é dia de doação de sangue na Unidade de Coleta de Sangue da Prefeitura de Votuporanga, das 15h às 18h. Como consequência causada pela pandemia, o isolamento social gerou redução nos índices de doações, por isso é essencial manter um estoque para atender às demandas recorrentes e ajudar a salvar vidas.
Os interessados devem comparecer diretamente no próprio local, anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes, 2.652, na Zona Norte. O telefone da Unidade de Coleta de Sangue é o (17) 3423-2986 ou Whatsapp (17) 98116-7145.

Doação não ocorrerá na quinta e no sábado
Nesta semana, em função do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (03/06) e no sábado (05/06) as coletas estarão suspensas, retomando no dia 8 de junho, das 15h às 18h. Excepcionalmente, neste mês de junho, a coleta será, portanto, no segundo sábado (12/06), lembrando que aos sábados é necessário agendamento prévio.
Importante destacar que a doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. O sangue doado não é utilizado apenas em pacientes que sofreram acidentes ocasionando perda sanguínea, mas também em cirurgias de grande porte e transfusão para pacientes com doenças crônicas.
O procedimento para doar sangue continua seguindo todas as normas de segurança, por meio da intensificação das medidas de higienização, além da disponibilização do álcool em gel 70% e utilização de máscaras faciais.

Covid-19
Para quem já foi infectado pelo novo Coronavírus é importante obedecer a algumas especificidades, variando de acordo com o medicamento tomado e o prazo.
Casos positivos que fizeram tratamento com Azitromicina podem doar sangue 15 dias após ingerir o último comprimido.
Casos positivos que realizaram tratamento com Hidroxicloroquina podem doar 60 dias após ingerir o último comprimido.
Casos positivos que realizaram tratamento com Ivermectina podem doar sete dias após ingerir o último comprimido.
É importante lembrar que, mesmo diante destes protocolos, os casos são analisados individualmente no momento da triagem, podendo haver alterações na conduta.
Pessoas que tiveram contato com casos positivos podem doar 15 dias após o final da quarentena estipulada na alta pelo médico.

Vacinação Covid-19 e gripe
No caso da vacinação contra a Covid-19, quem tomou a vacina Coronavac fica inapto para doar sangue por 48 horas e quem tomou Astrazeneca não pode doar por sete dias e, no caso da vacina da gripe, a doação pode ser feita após 48 horas. Como regra geral o intervalo entre vacina inativada e doação de sangue é de 48 horas e para vacina viva é de quatro semanas.

Doações
Para ser doador de sangue é preciso estar bem de saúde; ter idade entre 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis), o homem deve pesar mais de 50kg e a mulher mais de 51kg. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos.
Pela manhã, evitar jejum e se alimentar normalmente. Já no período da tarde, aguardar três horas após o almoço, caso esteja fazendo uso de algum medicamento, levar o nome do remédio. Pessoas com tatuagens também podem doar após um ano de realização do procedimento.
O período de doação varia para homens, que podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres, três vezes e, em ambos os casos, com intervalo de três meses.
Antes de doar sangue é importante dormir bem por pelo menos seis horas, evitar jejum e o uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, fazer refeições leves e não fumar uma hora antes.

Dispensa
De acordo com a LEI Nº 1.075, de 27 de março de 1950, voluntários que doarem sangue têm direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada, de acordo com os termos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password