Mais 25 escolas estaduais da região terão ensino integral em 2020

Maior expansão do ensino integral da história foi lançado pelo Governo do Estado de São Paulo;
meta é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até 2023.

Escola Estadual Dom Artur Horsthuis
O PEI (Programa de Ensino Integral) estará presente em ao menos 664 escolas da rede estadual do estado, 25 delas na região de Votuporanga, Fernandópolis e Jales, com investimento de aproximadamente R$ 321 milhões. Maior expansão do ensino integral da história foi anunciado pelo Governador João Doria e o Secretário da Educação Rossieli Soares, nesta sexta-feira (13).

As escolas estaduais que manifestaram interesse em aderir ao programa a partir de 2020 obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e avaliação do grau de vulnerabilidade socioeconômica das comunidades atendidas pelas escolas.

“Os alunos, principalmente do Ensino Médio, terão maior qualidade de ensino através de disciplinas como Projeto de Vida, Tecnologia, além das eletivas. O tempo a mais que o aluno permanecerá na escola, com tutoria individualizada de professores, fortalecerá os vínculos de aprendizagem”, explica o dirigente regional de ensino, José Aparecido Duran Neto.

Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais, estudo de línguas. Há ainda clubes juvenis para que os alunos se autoorganizam de acordo com temas de interesse como dança, xadrez, debates etc

Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer na sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos.

A carga horária é de até nove horas e meia, incluindo três refeições; na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações.

Para o Líder de Governo, Deputado Estadual Carlão Pignatari, “é o momento de garantir oportunidades para os jovens, melhorar o ambiente escolar, oferecer conhecimento e formar cidadãos. Nosso futuro depende desses jovens”.

 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password

    Você não pode copiar o conteúdo desta página