Jornal da Manhã da TV Unifev ganha intérprete de libras

Programa traz, de segunda a sexta-feira, notícias variadas sobre Votuporanga e região; transmissão ao vivo passa a ter acessibilidade.

Numa ação de acessibilidade e visando garantir o acesso à informação para todos, a Fundação Rádio Educacional de Votuporanga (FREV) anuncia que, desde esta sexta-feira (dia 16), todas as transmissões do Jornal da Manhã Unifev passaram a ter uma intérprete de Libras. Interessados podem acompanhar o programa ao vivo, de segunda a sexta-feira, com transmissão simultânea pela TV Unifev (canal 53) e pelo Facebook da Rádio e TV Unifev (fb.com/radioetvunifev).

Tatiane de Oliveira Leão Neves é quem presta o serviço. “Isso é uma conquista muito grande para a comunidade surda. Fico muito feliz e tenho certeza que será um sucesso para este público que se sente distante da nossa realidade por causa da falta de acesso à informação”, diz.

Há 18 anos trabalhando como intérprete de libras, Tatiane comenta as dificuldades enfrentadas por esse público durante a pandemia, por exemplo. “Muitos me procuraram, porque não sabiam o motivo de o comércio estar fechado. Não entendiam o que estava acontecendo no mundo. Garantir a acessibilidade à informação é um dever das instituições”, destaca.

De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Votuporanga, são cerca de 3,1 mil pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. No Brasil, um estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda revela a existência de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa.

“É cada vez mais importante oferecermos condições de inclusão para pessoas com deficiência auditiva e queremos ser incentivadores disso em nossa programação”, conta o presidente da FEV, Celso Penha Vasconcelos.

A gestora da Rádio e TV Unifev, Fabíola Fiorentino, ressalta que o Jornal da Manhã tem grande audiência e participação de toda a região. “É um jornal bem completo, em que, por 60 minutos, atualizamos as principais notícias nas áreas de Saúde, Política, Economia e Educação, entre outras. Será uma ótima oportunidade da comunidade surda receber as informações”.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password