Jabuti escapa de incêndio florestal em SP ao ser resgatado por equipe de reportagem

Incêndio em Floresta Estadual em São José do Rio Preto/SP começou na quarta-feira (9) e, depois de ser controlado, voltou a ter focos de chamas nesta quinta-feira (10).

Um jabuti foi encontrado por uma equipe da TV TEM em uma estrada de terra tentando fugir das chamas na Floresta Estadual de São José do Rio Preto/SP, onde um incêndio consome a vegetação desde quarta-feira (9)

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local e recolheu o animal, que deve ser levado para um lugar protegido.

O incêndio na área do antigo IPA (Instituto Penal Agrícola), onde fica a Floresta Estadual de São José do Rio Preto e a Estação Ecológica da Unesp, já dura praticamente dois dias. As chamas começaram no início da tarde de quarta-feira (9).

Até as 7h desta sexta-feira, o incêndio já durava 40 horas. O incêndio chegou a ser controlado no início da madrugada de quarta-feira, mas na quinta-feira (10) alguns focos retornaram e ainda são vistos no local.

A área atingida, que no começo era de 300 hectares – o equivalente a 300 campos de futebol, agora chegou a 400 hectares.

“Monitoramos a área total em 400 hectares de área queimada, parte nativa e pastagem, mas até agora de área nativa foram 160 hectares queimados. Devido ao longo período de estiagem, de cinco meses, este ano está tendo mais queimadas e a efetividade dela é mais forte”, afirma o capitão da Polícia Ambiental, Antônio Pilon.

A Defesa Civil, equipes do Corpo de Bombeiros, caminhões de usina da região, além de um avião e o helicóptero Águia ajudam no combate às chamas. A Defesa Civil e a Polícia Ambiental, inclusive, fazem desde maio o monitoramento do local para evitar incêndios.

A Polícia Ambiental investiga se esse incêndio, que é o maior dos últimos 12 anos no local, foi criminoso.

FONTE: Informações | g1.globo.com / Monize Poiani/TV TEM

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password