Itamaraty concede passaportes diplomáticos a bispo Edir Macedo e à mulher
Documentos têm validade de três anos e serão expedidos a pedido do ministro Ernesto Araújo. Macedo recebeu o documento em 2006, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e obteve renovação em 2011, já durante a gestão da petista Dilma Rousseff.
O ministério das Relações Exteriores concedeu passaportes diplomáticos ao bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, e à mulher dele, Ester Eunice Rangel Bezerra.
A expedição dos documentos foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15), com o respaldo de uma portaria assinada pelo ministro Ernesto Araújo na última sexta-feira. Eles têm a validade de três anos.
De acordo com a publicação, os passaportes diplomáticos foram concedidos porque o ministro entende que os titulares poderão, de acordo com a legislação que estabelece os critérios para a emissão, “desempenhar de maneira mais eficiente suas atividades em prol das comunidades brasileiras no exterior”.
Em julho de 2016, durante a gestão do ex-presidente Michel Temer, o Itamaraty suspendeu a emissão dos documentos de viagem para líderes religiosos, sob argumento de que o Brasil é um estado laico.
Na ocasião, o pastor R.R.Soares, também fundador da Universal e hoje líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, havia recebido o passaporte junto com a mulher, Maria Magdalena Ribeiro Soares. A concessão foi suspensa em caráter liminar pela Justiça Federal de São Paulo, pelo mesmo motivo referente à laicidade.
Macedo e Ester se casaram em 1971, seis anos antes de ele fundar a Igreja Universal. Juntos, o casal tem três filhos. Ester é escritora e, em um dos livros que publicou (“A dama da fé – Os segredos da mulher que transformou a vida de Edir Macedo”, da editora Planeta) escreveu, de acordo com a sinopse da obra, “relatos comoventes de quem superou todos os tipos de adversidades e soube auxiliar seu companheiro na recuperação de pessoas sofridas nos cantos mais remotos dos cinco continentes”.
Deixe um Comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
0 Comentários