IPT dá curso a gestores municipais sobre legislação e segurança para uso de drones

Objetivo de encontro foi também apresentar funcionalidades do equipamento no dia a dia das cidades.

O curso “Drones para Gestão Municipal”, oferecido pela Plataforma Pró Municípios apresentou modelos, legislação, segurança, voos e aplicações dos drones para 21 profissionais de sete prefeituras. O encontro, realizado no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ocorreu em 6 de fevereiro.

O curso foi ministrado pelo pesquisador do Laboratórios de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental do IPT, Caio Pompeu Cavalieri, que desenvolve diversos trabalhos com o uso de drones. Uma das principais aplicações é a identificação de áreas sujeitas a deslizamentos de terra e inundações. Com uma câmera acoplada, o equipamento permite fotos aéreas detalhadas e de maior qualidade do que as obtidas com helicópteros, com menor custo.

Cavalieri explica que o curso tem a principal função de acelerar a aprendizagem das prefeituras a respeito da ferramenta. “Com esse conhecimento, os profissionais podem ter autonomia para fazer seus próprios registros aéreos, e desenvolver rotinas de trabalho mais seguras e eficientes”, diz o pesquisador.

Paulo Guilherme, da Defesa Civil da Prefeitura de Santana do Parnaíba, entende que o uso dos drones pode ser uma alternativa interessante não só na identificação de áreas de risco, mas também para análise da vegetação e fiscalização em Áreas de Proteção Permanentes (APPs). “Os municípios sempre têm certa limitação financeira, e adquirir uma ferramenta como essa poderia ser vantajoso para o nosso trabalho, ajudando inclusive a salvar vidas”, afirma.

A Plataforma Pró Municípios do IPT auxilia gestores públicos com conhecimento técnico em engenharia e tecnologia, oferece cursos e apoia o planejamento, a gestão e execução de políticas públicas.

FONTE: Informações | Portal do Governo de SP

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password