INSTITUTO DE METEOROLOGIA AMPLIA ALERTA SOBRE ONDA DE CALOR E MUDA A CLASSIFICAÇÃO PARA VERMELHO

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia, INMET, ampliar nesta sexta-feira 22/09, o alerta de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média para 11 estados e o Distrito Federal e estender o aviso até terça-feira, 26/09.
A onda de calor começou na segunda-feira, 17/09 e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de atingir outras regiões na próxima semana. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43°C.
De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
A recente elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.
O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.
Informações: g1.com.br

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página