Hospital de Catanduva faz captação de órgãos que pode salvar sete vidas

Uma equipe do Hospital de Base, de São José do Rio Preto/SP, foi responsável pelo procedimento de retirada dos órgãos, que durou quase quatro horas.

Uma captação de órgãos feita na manhã deste sábado (25) no Hospital São Domingos de Catanduva/SP irá ajudar a salvar sete vidas. A doadora, uma jovem de 25 anos, teve morte cerebral confirmada após ser vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico.

De acordo com o hospital, ela permaneceu internada e recebendo cuidados médicos por 12 dias, mas não resistiu. A família autorizou a doação.

Uma equipe do Hospital de Base, de São José do Rio Preto/SP, foi responsável pelo procedimento de retirada dos órgãos, que durou quase quatro horas.

Os órgãos doados são fígado, rins, córneas e o coração, que será processado para a utilização das válvulas cardíacas.

O fígado será transportado para Ribeirão Preto/SP. Os demais órgãos dependem de compatibilidade e aceitação do organismo de pacientes.

O coração será transportado até Curitiba, onde passará por processamento para somente a utilização das válvulas.

“Sabemos que é um momento extremamente difícil para a família. Afinal, estão perdendo um ente querido. Mas, devemos levar de lição a quantidade de pessoas beneficiadas com esse ato, pessoas que sairão de uma fila de transplante. Outros que poderão voltar a enxergar, ter qualidade de vida. É necessário aprender a encontrar, nesse momento de dor, a esperança”, afirma o cirurgião transplantador William Duca, responsável pela equipe que fez o procedimento.

O fígado deve ser transplantado em, no máximo, 12 horas. Os rins podem levar até 48 horas para chegar a outro paciente; já as córneas, podem ser preservadas de 12 a 15 dias. O coração, por sua vez, deve ser transplantado em no máximo quatro horas, mas as válvulas cardíacas podem durar bem mais tempo até encontrar um paciente que precise delas.

FONTE: Informações | g1.globo.com

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password