Grandes nomes da literatura, música e artes serão homenageados no Fliv

Solano Trindade, Conceição Evaristo, Elza Soares e Laerte Coutinho são os artistas homenageados nos quatro dias de evento

 

A 11ª edição do Festival Literário de Votuporanga – Fliv não terá apenas um, mas quatro homenageados. Serão quatro mesas de bate-papo virtual em que grandes nomes da literatura, música e arte terão suas obras discutidas por convidados. O poeta Solano Trindade, a escritora Conceição Evaristo, a cantora Elza Soares e a cartunista Laerte Coutinho foram os nomes escolhidos para contextualizar a temática “Infinitudes e Saberes Ancestrais”, que traz uma abordagem acerca da autoria, identidade e luta por espaços no universo artístico.

Os bate-papos trarão uma proposta ousada e forte para essa edição do Festival, que será on-line, mediado pela curadora literária, Ludmilla Lis. A ideia é explanar sobre a identidade e essência da escrita, música e arte produzida pelos homenageados e como essa autoria é importante para a construção da sociedade. A cada dia, um dos nomes citados anteriormente será homenageado nas rodas de conversa com escritores convidados. Dentre os nomes de convidados confirmados, estão: Fabiana Cozza, Lirinha, Livia Natalia, Julie Dorrico, Adriana Couto, Fabiana Carla e Cidinha da Silva.

O Fliv já homenageou outros nomes da literatura brasileira, entre eles Pedro Bandeira, Maria Valéria Rezende, Paula Pimenta, Arnaldo Antunes, Cora Coralina, Manoel de Barros, Vinícius de Moraes e Lygia Fagundes Telles. “Destacaremos autores e autoras negras, resgatando e valorizando a importância da cultura afro e indígena e suas influências em nosso passado, presente e futuro e, sua relevante influência nos mais diversos segmentos culturais e na sociedade brasileira”, ressaltou Janaína Silva, secretária de Cultura e Turismo de Votuporanga.

A programação completa com tema de cada bate-papo estará disponível no site nos próximos dias. Inscreva-se no canal Youtube.com/flivvotuporanga e siga as redes sociais @flivotuporanga. O Festival será transmitido na íntegra pela plataforma do Governo do Estado de São Paulo #CulturaEmCasa.

Homenageados

Solano Trindade

Solano Trindade nasceu em Recife, filho de sapateiro e quituteira, descendente de negros e indígenas. Segundo críticos, foi o grande criador da poesia “assumidamente negra”. Trabalhou também como artista plástico, folclorista, ator, teatrólogo e cineasta. Sua poesia registra a sua biografia marcada pela paixão pelas mulheres, uma identidade racial e social identificada com negros e com as classes populares.

 

Conceição Evaristo

Maria da Conceição Evaristo de Brito é Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense e participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra no Brasil. A escritora participa de publicações na França, Líbano, Portugal e Estados Unidos. É uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio.

Elza Soares

Elza Soares, cantora e compositora brasileira reconhecida pela sua famosa voz rouca, é um dos maiores nomes da música popular brasileira. Em 1999, foi eleita pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio. Enfrentou o preconceito ao se posicionar como artista num contexto onde a mulher negra não tinha vez e voz. A “mulher do fim do mundo” se destacou no mundo da música e ganhou espaço e reconhecimento.

Laerte Coutinho

Laerte Coutinho é uma cartunista e chargista brasileira considerada uma das artistas mais importantes dessa área no país. Laerte participou de diversas publicações como a Balão e O Pasquim. Também colaborou com as revistas Veja e IstoÉ e os jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo. Identificou-se como transgênero e trouxe o assunto para a mídia, tornando-se cofundadora de uma instituição voltada a pessoas com essa nuance de gênero, a ABRAT – Associação Brasileira de Transgêneras.

Realização

A 11ª edição do Festival Literário de Votuporanga será realizada pela Prefeitura de Votuporanga juntamente com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Prefeitura de Votuporanga. Os apoiadores são: Associação Paulista Amigos da Arte, Poiesis Instituto de Apoio a Cultura e a Literatura, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu da Imagem Som e Museu Casa das Rosas. Patrocinadores: Facchini, Unifev, Starbene, Cantoia e Figueiredo, Astra Turismo e Flash Net Brasil. Promoção: TV TEM.

 

Festival Literário de Votuporanga

Realizada desde 2006, a tradicional Feira do Livro de Votuporanga deu espaço, em 2011, ao Fliv – Festival Literário de Votuporanga, um dos maiores eventos multiculturais do estado, que reúne diversas atividades inteiramente gratuitas, ligadas à literatura, às artes e à cultura.

O festival tem em sua programação, além de bate-papos com grandes nomes da literatura nacional, sessões de contação de histórias, espetáculos musicais, apresentações teatrais e de dança, oficinas, workshops e espaços voltados para exposição e venda de livros.

Em 2019, o Festival teve recorde de atividades promovidas. Durante nove dias, a programação contou com mais de 450 ações, que aconteceram em 17 espaços preparados para o evento, no Parque da Cultura “Profª Adoração Esteves Garcia Hernandez”. Centenas de pessoas, de escolas e entidades da cidade e região visitaram o evento e aproveitaram cada momento de oficinas, exposições, contações de histórias, paradas poéticas, shows musicais, filmes, palestras, atividades recreativas, intervenções, espetáculos teatrais, bate-papo com escritores e praça de alimentação. Em 2020 a edição online já contabiliza mais de 100 mil acessos pelas plataformas digitais.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página