Gaeco de Patos de Minas comanda operação contra organização criminosa em cidades de MG e estado de SP

São cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão em cidades como Uberlândia/MG, Uberaba/MG, Araxá/MG, Sete Lagoas/MG e São José do Rio Preto/SP. Entre investigados estão agentes públicos.

Uma ação para combater uma organização criminosa é feita na manhã desta terça-feira (24) em cidades de Minas Gerais e São Paulo. Entre os crimes investigados estão homicídio, falsidade ideológica, corrupção e roubos. Agentes públicos também são alvo da investigação.

A Operação “Nêmesis” foi desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) em Patos de Minas, com apoio das unidades de Uberlândia, Uberaba e Belo Horizonte e da Polícia Militar.

São cumpridos 42 mandados de prisão e 71 de busca e apreensão. Em Minas Gerais, ocorre em Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Serra do Salitre, Araxá, Uberaba, Uberlândia, Monte Carmelo e Sete Lagoas (região Central). Já no estado de São Paulo, ocorre na capital, em Mairiporã e São José do Rio Preto.

Investigação e crimes

Segundo a 10ª Região de Polícia Militar (RPM), a investigação começou em março deste ano. Os alvos também são envolvidos em crimes como concussão, prevaricação, furto e roubo de veículos, de cargas, de fazendas, de estabelecimentos comerciais, receptação e cárcere privado.

A quadrilha também é investigada por inserção de dados falsos em sistemas de informações dos bancos de dados da administração pública, adulteração de sinal identificador de veículo, lavagem de capitais, falsificação e comercialização de documentos públicos.

Foi informado ainda que o trabalho contou com medidas que contribuíram para a elucidação de um homicídio, o que levou à prisão do mandante e os executores pelos agentes do Gaeco e guarnições da PM.

Além disso, as investigações iniciais contribuíram para identificar esquema de enriquecimento ilícito, inclusive de agentes públicos, por meio de vantagem indevida, que se uniram para garantir a perpetuação das ações criminosas diversas citadas.

Nêmesis

Na operação, são 270 policiais militares, viaturas caracterizadas e descaracterizadas, duas aeronaves, drones, cães, agentes do Gaeco de Minas Gerais e São Paulo, promotores de Justiça, analistas do Ministério Público e serventuários do Poder Judiciário.

O Gaeco de Passos, Sul de Minas, São Paulo, São José do Rio Preto (SP) e a PM de São Paulo também participam das ações.

Uberaba

Segundo o coordenador do Gaeco em Uberaba, promotor José Cícero Barbosa da Silva Júnior, na cidade eram cinco alvos: três já estavam na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira e dois não foram encontrados. Também foram apreendidos dois veículos.

FONTE: Informações | G1

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password