FLIV On-line terá contação de histórias para adultos e crianças
Programação inclui encontros virtuais com Aline Botelho e Kiara Terra; Festival Literário de Votuporanga será promovido entre os dias 10 e 13 de dezembro
O Festival Literário de Votuporanga – FLIV começa na quinta-feira (10/12) e este ano será on-line. A programação está repleta de atividades, incluindo atividades para adultos, adolescentes, crianças e idosos. Entre as atividades propostas nesta edição, está a contação de histórias com Aline Botelho e Kiara Terra. Os encontros virtuais serão transmitidos pelo canal do Festival no Youtube.
“A formação de leitores é um dos objetivos do FLIV. Por isso, nestes dez anos de história, além de atividades para jovens e adultos, o Festival conta com uma programação dedicada para as crianças, sempre pensando em despertar o interesse pelos livros e a cultura”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Silvia Stipp.
Inclusão em destaque
Aline Botelho, que convive com a Síndrome de Tourette, trará mais inclusão na contação das histórias “Mena e Anisinha”, “Romeu e Julieta”, “A Velha do Bosque” e “Mãos de Vento e Olhos de Dentro”.
Aline Botelho lançou, recentemente, o livro “A fadinha que não queria voar”, com o apoio de Maurício de Sousa, onde aborda sobre a Síndrome de Tourette, que acomete menos de 1% da população mundial. A síndrome é um distúrbio neuropsiquiátrico que tem tratamento, mas ainda existe cura, caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais e que geralmente se instalam na infância.
“São histórias que nos levam a pensar na temática da inclusão e da diversidade, sendo contadas de forma lúdica e com uma linguagem acessível para crianças desde a primeira infância”, comentou a contadora de histórias Aline Botelho.
Kiara Terra no FLIV
Quem também estará no Festival Literário de Votuporanga é Kiara Terra, um dos grandes nomes de contação de histórias infanto-juvenis, no Brasil e no exterior. Serão quatro encontros ao vivo, onde o público poderá interagir e ajudar na construção de cada narrativa.
“Nas contações, cada pessoa é coautora. O encontro entre as pessoas e suas histórias dá sentido ao que levo para cada apresentação”, lembra a atriz, narradora e escritora Kiara Terra, atualmente morando em Portugal.
O público também pode se preparar para ajudar na construção das histórias “Quem inventou o começo?”, “Andira – Por que Crescemos” e “A Cabaça encantada”. A história “A outra face de Dona Certeza – A velhinha que ousou atravessar o mar – de Kiara Terra” foi criada para também envolver os adultos. Terão, ainda, histórias surpresas.
Aos 19 anos Kiara Terra começou a escrever e contar histórias profissionalmente. Além de contar, passou a ouvi-las e assim criou “A História Aberta”. Kiara conta, escuta e conduz. A medida que as histórias se encontram pode-se acolher novas perguntas, lembranças e experimentar a deliciosa sensação de empatia e pertencimento.
Organização
A 10ª edição do Festival Literário de Votuporanga é uma realização da Prefeitura e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa. Tem o patrocínio da Facchini e co-patrocínio da Unifev. Conta com a colaboração do SisEB, SP Leituras, Pontos MIS, Poiesis, Museu Casa das Rosas, Amigos da Arte e IFSP Votuporanga. A promoção é da TV TEM.