FLIV começa neste sábado, com show de Paula Lima

Festival Literário de Votuporanga é considerado um dos principais eventos multiculturais do País.

Com mais de 450 atividades, começa neste sábado (19/10) a maior edição do Festival Literário de Votuporanga – Fliv. O cerimonial de abertura será às 20h, no “Outros Cantos”, palco principal do Parque da Cultura “Profª Adoração Esteves Garcia Hernandez”, com a presença de autoridades e patrocinadores, que também acompanharão a inauguração da cobertura do espaço. Em seguida, Paula Lima marcará a abertura da programação com o show “Soul Lee”. A noite será encerrada com a apresentação no “Vasto Mundo – Galpão Principal”, com o sarau da banda votuporanguense “Canevettes Rock’n’Roll Band”.

Também começam neste sábado as exposições “Poesia de Ver”, no primeiro piso do Centro de Informações Culturais e Turísticas, e “Litterarum Amor” e “Retrospectiva Natanael Longo”, no Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”. Durante nove dias, as atividades serão promovidas simultaneamente em 17 espaços, que recebem nomes de obras de uma das escritoras homenageadas desta edição, Maria Valéria Rezende.

“O Fliv é um evento multicultural e com atividades para toda a família. Nosso objetivo é, principalmente, despertar o interesse pela leitura e informação”, destaca a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Silvia Stipp.

Escritoras homenageadas

Pela primeira vez na história do evento, o Festival Literário de Votuporanga homenageará duas escritoras: Maria Valeria Rezende e Paula Pimenta.

Nasceu em 1942, em Santos, SP, onde viveu até os 18 anos. Formada e Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia. Dedicou-se desde os anos 1960 à Educação Popular, em diferentes regiões do Brasil e no exterior, passando a trabalho por todos os continentes. Vive na Paraíba desde 1976. Às vésperas dos 60 anos, em 2001, começou a publicar literatura com a primeira versão do livro “Vasto Mundo” (Ed. Beca), reeditado em nova versão (2015, Alfaguara) traduzida e publicada na França em 2017 (Ed Anacaona). Desde 2004 participa do Clube do Conto da Paraíba que a estimulou a continuar a escrever ficção. Seu romance “O voo da guará vermelha” (Objetiva, 2005) foi publicado em Portugal, França e duas edições em Espanha (espanhol e catalão). Ganhou um Jabuti em 2009, categoria infantil, com “No risco do caracol” (Autêntica, 2008) e em 2013, categoria juvenil, com o romance “Ouro dentro da cabeça” (Autêntica 2012). Escreve ficção, poesia e é também tradutora. Ganhou o Jabuti de melhor romance e livro do ano de ficção com “Quarenta dias” (Alfaguara, 2014). Seu romance “Outros Cantos”, ganhou o Prêmio Casa de Las Américas, Cuba, 2017. Acabou e lançar um novo romance intitulado “Carta à Rainha Louca” (Alfaguara, 2019). Participa do Movimento Mulherio das Letras.

A mineira Paula Pimenta já mais de 20 títulos, alcançando uma marca superior a 1,6 milhão de exemplares vendidos, com obras publicadas em países como Espanha, Itália, Portugal e toda a América Latina. Sua trajetória literária teve início em 2001, com o lançamento da coletânea de poemas “Confissão”. Mas o sucesso chegou para valer em 2008, quando a divulgação boca a boca entre os fãs transformou o romance adolescente “Fazendo meu filme” num best-seller. Isso fez com que as aventuras da jovem Estefânia Castelino Belluz, a Fani, personagem principal do livro, virassem uma série composta por quatro títulos, que, mais tarde, ganharia também versão em HQ, um diário e uma edição especial de 10 anos. Em 2011, o spin-off Minha vida fora de série mostrou aos leitores como era a vida dos já conhecidos e queridos personagens três anos antes de a história de “Fazendo meu filme” começar. Paula Pimenta também lançou dois livros de crônicas, seguindo uma linha mais autoral, com histórias com as quais todos se identificam, e escreveu releituras modernas para os clássicos “Cinderela”, “A Bela Adormecida” e “A Pequena Sereia”, trazendo os famosos contos de fada para os dias atuais.

Programação do domingo

No domingo, as atividades começam às 10h, com diversas oficinas, atividades recreativas, contação de histórias, além de lançamento de livro, espetáculo teatral, intervenção de dança e show com o grupo “As Valquírias”, “Recital de Violão” e também do “Grupo de música raiz do Conservatório de Tatuí”. O cantor Márcio Zarsi encerra a programação do dia, no Sarau Cultural.

Programação de segunda-feira

Na segunda-feira (21/10), a programação tem início às 7h30. A população e alunos de escolas da cidade e toda a região serão recepcionados pelo grupo de teatro Cia. Aliteatro. Entre os destaques do dia, as oficinas de Maker e HQ e o espetáculo infantil “História da Mata”, com o grupo Lugar de Ser qualquer.

Às 19h30, o público participará de bate-papo com a escritora homenageada Maria Valéria Rezende, na sala de Cinema Cultural. O encontro será mediado pelo curado do Festival, Pierre André Ruprechet. Maria Valéria ganhou um Jabuti em 2009, categoria infantil, com “No risco do caracol” (Autêntica, 2008) e em 2013, categoria juvenil, com o romance “Ouro dentro da cabeça”

(Autêntica 2012). Ganhou o Jabuti de melhor romance e livro do ano de ficção com “Quarenta dias” (Alfaguara, 2014). Seu romance “Outros Cantos”, ganhou o Prêmio Casa de Las Américas, Cuba, 2017.

Na segunda-feira, o público terá sarau com “Amilar Riva e Hélida Rapassi” e Sarah Celi. A programação completa está disponível no site www.flivotuporanga.com.br.

FLIV 2019

O 9º Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2019 será realizado de 19 a 27 de outubro com mais de 450 atividades gratuitas, numa realização do Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Prefeitura de Votuporanga. Recebe o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural – PROAC. Tem o patrocínio das empresas Sabesp, Ambev e Facchini e o Co-Patrocínio da Levity, Unifev e Itamarati. As empresas apoiadoras do FLIV são Cantoia Figueiredo, Básica, Porecatu Supermercados, Converd, Fiorilli Software e BIM Ferro Velho São Paulo. Conta com a colaboração da Casa das Rosas, Pontos MIS e SP Leituras, a promoção da TV TEM e execução da Associação Paulista de Amigos da Arte – APAA. Acompanhe mais informações em www.flivotuporanga.com.br ou nas redes sociais @flivotuporanga

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password