Filhote de lobo-guará é apresentado como novo integrante do Zoológico de Catanduva

Joca foi resgatado pela Polícia Ambiental na área rual de Itajobi/SP. Ele foi levado para o local e permaneceu em quarentena.

Um filhote de lobo-guará com quatro meses de vida foi apresentado nesta quarta-feira (6) como o novo integrante do Zoológico Municipal Missina Palmeira Zancanner, em Catanduva/SP.

Maria Célia Soler, que trabalha como bióloga do zoológico, afirma Joca foi resgatado pela Polícia Ambiental em uma área rural de Itajobi/SP. Ele foi encontrado com outros filhotes, mas foi o único a sobreviver. “Todo animal que chega precisa ir para quarentena para ficar no setor veterinário. No local, eles fazem o acompanhamento e os exames de rotina. O Joca estava com um pouco de anemia. Então, a alimentação foi reforçada”, diz Maria.

Após permanecer na quarentena e se recuperar da anemia, Joca foi levado para a maternidade do recinto dos lobos-guará. Ele permanecerá em processo de adaptação até poder conviver com outros dois animais da mesma espécie que já habitam o zoológico.

“O processo é um pouco lento. Precisamos fazer a adaptação. Depois faremos a soltura para observar o comportamento dele. Não sabemos como os outros dois lobos-guarás reagirão”, alega Maria.

A bióloga alega que o filhote será tratado como órfão e não terá condições de retornar à natureza porque não conseguiria sobreviver sem os pais.

“A maioria das coisas ele aprende com os pais. Sem aprender como se defender e caçar, ele fica em perigo. Para o Joca retornar à natureza, ele teria que ir para algum centro especializado que promove toda uma adaptação”, afirma Maria.

O Zoológico Municipal de Catanduva abre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Ele está localizado na rua Três de Maio, no bairro Jardim do Bosque. A visitação é gratuita.

FONTE: Informações | G1

0 Comentários

Deixe um Comentário

2 × cinco =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password