Fenômeno ‘nuvem prateleira’ chama atenção de produtoras rurais na região

Fotos foram feitas nesta terça-feira (7), no bairro Iracema, em Guapiaçu/SP.

O fenômeno meteorológico conhecido como “nuvem prateleira” foi registrado nesta terça-feira (7) por duas produtoras rurais no bairro Iracema, em Guapiaçu/SP. Ariane e Ariele Caldeira tiraram as fotos por volta das 6h.

De acordo com o meteorologista César Soares, esse tipo de nuvem é formado no choque de massas de ar, geralmente durante a passagem de uma frente fria.

“Afinal temos o ar mais frio, que é mais denso, avançando pelas camadas mais baixas da atmosfera e levantando o ar. Esse processo pode ser bem severo, quando temos choques fortes de massas de ar, e é nessas condições que temos a formação desse tipo de nebulosidade”, explica.

A nuvem prateleira costuma anteceder uma tempestade e geralmente é curva ou semicircular. Ela possui várias camadas na direção horizontal, como se fosse uma prateleira.

“É muito comum observar ventania em condições de nuvens prateleira. Portanto, ela geralmente aparece na borda de uma tempestade, e é o melhor indicador de que uma tempestade está a caminho”, diz o meteorologista.

FONTE: Informações | g1.globo.com / Ariane Caldeira

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password