EXPOSIÇÃO “FORA DO SOLO” ATERRISSA NO RIOPRETO SHOPPING

EXPOSIÇÃO “FORA DO SOLO” ATERRISSA NO RIOPRETO SHOPPING


No dia 23 de outubro de 1906 Alberto Santos Dumont tornou-se o primeiro brasileiro a realizar um voo controlado em uma aeronave mais pesada do que o ar. O modelo ‘Oiseau de Proie’, (“ave de rapina” em francês) ou, como é popularmente conhecido, o 14 Bis decolou e pousou por meios próprios diante de uma multidão em Paris, na França.

Desde então, no dia 23 de outubro, é comemorado o ‘Dia do Aviador’ e também ‘Dia da Força Aérea Brasileira (FAB)’. Para comemorar esta data, o jornalista Alex Pelicer, aficionado por avião e fotografia, une essas duas paixões na exposição ‘Fora do Solo’ na Praça 2 de Eventos do Riopreto Shopping, de 18 a 27 de outubro. O objetivo é expor uma parte da história da aviação atual por meio de registros fotográficos feitos desde 2005.

Segundo o realizador, o nome ‘Fora do Solo’ é um termo usado por controladores de voo e pilotos durante procedimento de decolagem. “A ideia principal é expor registros fotográficos de aeronaves militares e civis, além de apresentar ao público aeronaves utilizadas pela nossa Força Aérea Brasileira, entre elas do Esquadrão de Demonstração Aérea carinhosamente conhecida como Esquadrilha da Fumaça”, explica.

Também serão expostas fotos dos aviões comerciais como o Airbus A380, o maior avião de passageiro em operação atualmente e o Antonov An-225 considerado o maior cargueiro projetado no mundo. “Com seis motores e mais de 30 pneus, este gigante foi desenvolvido para transportar o ônibus espacial soviético sobre sua fuselagem.  Após o fim da União Soviética e da corrida especial, este avião colossal é hoje utilizado como transporte de grandes cargas e esteve apenas duas vezes no Brasil”, conta.

A mostra também contempla aviões com pinturas especiais, como alguns aviões da Azul Linhas Aéreas pintados de rosa alusão ao ‘Outubro Rosa’ e aeronaves acrobáticas que voam pelo país que faz o público prender a respiração durante a execução de manobras. O evento é uma realização do jornalista e fotógrafo Alex Pelicer.

Homenagem

O projeto homenageia o aviador ‘Carlos Edo’, um argentino que se dizia mais brasileiro do que os próprios brasileiros, aviador acrobático experiente que faleceu em setembro deste ano. Edo, abordo do seu lendário North American AT-6D Texan ou carinhosamente chamado de T-meia, se apresentou por todo Brasil desde a década de 1980.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password