EXCLUSIVO: Votuporanguenses enfrentam momentos de terror em terremoto na Albânia; mais de 20 mortos e centenas de feridos 

Ao Votunews, o Pastor Henrique Davanso Pechoto e sua esposa Henriqueta, residem em Lezha, ao norte do país. Cerca de 400 militares foram mobilizados para participar de operações de busca e resgate em Durres e Thumane.

Diante da catástrofe sísmica ocorrida na Albânia nesta terça-feira (26), o Votunews obteve com exclusividade o depoimento do casal de pastores Henrique Davanso Pechoto e sua esposa Henriqueta, que são de Votuporanga/SP, mas residem naquele país há quase 15 anos, em ações missionárias e, falou sobre os momentos de terror que passou pela primeira vez em solo albanês. 

De acordo com as agências France Presse e Associated Press, mais de 20 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas no terremoto de 6,4 de magnitude que atingiu o território. Muitos edifícios desabaram, deixando pessoas soterradas. 

O tremor é o mais forte a atingir o país europeu da Península dos Balcãs em décadas. O abalo foi sentido na capital, Tirana, onde moradores em pânico correram para as ruas, e em países vizinhos. 

O balanço de mortos ainda é impreciso e pode aumentar. As agências Reuters e Associated Press informam que ao menos 21 pessoas morreram. 

As autoridades mobilizaram 400 militares para participar em operações de emergência em Durres e Thumane, onde várias pessoas estão nos escombros de edifícios, informou o ministério da Defesa. “Estamos trabalhando para fazer todo o possível nos locais afetados”, afirmou o primeiro-ministro, Edi Rama. 

Exclusivamente ao Votunews, Henrique contou que seus familiares estão seguros, sem ferimentos. Salientando que os sequenciados tremores causaram intensa devastação no país. No entanto, pediu auxílio por meio de orações. 

Vítimas 

Três pessoas, incluindo uma criança, morreram no desabamento de um edifício em Durres, na costa adriática, ao leste da capital albanesa, informou a ministra da Saúde Albânia, Ogerta Manasterliu. Nessa cidade, uma criança foi tirada viva dos escombros. 

Um outro desabamento de prédio, em Thumane, ao norte de Tirana, deixou um homem e uma mulher mortos. 

Em estado de pânico, um homem de 50 anos saltou de um edifício em Kurbin. Ele não resistiu aos ferimentos. 

O tremor 

O terremoto foi sentido às 3h54 (23h54 de Brasília, segunda-feira), em Tirana (capital do país), Thumane e Durres, onde provocou estragos. 

sismólogo albanês Rrapo Ormeni afirmou que este foi o terremoto mais intenso registrado na região de Durres desde 1926. 

O tremor também foi sentido em outros países da região dos Bálcãs. Na Bósnia, ele foi sentido em Sarajevo (a 400 km de distância) e na Sérvia, em Novi Sad (quase 700 km), informaram jornais locais e mensagens publicadas por moradores nas redes sociais. 

O epicentro do tremor foi localizado no Mar Adriático, 34 km ao noroeste de Tirana, a 10 km de profundidade, de acordo com o Centro Sismológico Euromediterrâneo. Em seguida, foram registradas várias réplicas. 

Bósnia 

Mais tarde, um terremoto de magnitude 5,4 também atingiu a Bósnia, que fica perto da Albânia. O seu epicentro foi registrado a 75 km ao sul da capital bósnia Sarajevo, informou o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo. Não houve registro de mortos ou feridos.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password