De olho no rótulo dos alimentos e na nova regra!

Saiba quais foram as mudanças nas embalagens aprovadas pela Anvisa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último dia 7 de outubro, aprovou por unanimidade a nova regra estabelecida para as informações obrigatórias da rotulagem nutricional dos alimentos embalados.

Quais as mudanças aprovadas?

Na parte frontal do produto será exibido o desenho de lupa identificando o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

Também teremos mudanças na tabela nutricional, que está localizada no verso da embalagem. A primeira delas é que o fundo deverá ser sempre branco e as letras, na cor preta. Para evitar o uso de outras cores que, por uma questão de contraste, dificultava na hora de o consumidor enxergar o conteúdo escrito.

Outra alteração foi a quantidade de calorias e os valores nutricionais apontados na tabela para 100 gramas do alimento, se for sólido, ou 100 mililitros, quando for um líquido. Assim, o consumidor no momento da compra, conseguirá comparar dois produtos diferentes, até mesmo da mesma categoria.

Muitos órgãos, como a ABESO por exemplo, colocaram suas considerações a respeito dessa mudança e como ela será atrelada no parecer da indústria alimentícia. As mudanças deverão ocorrer em até 36 meses. Veja mais conteúdo da ABESO a respeito.

Acreditamos que seja uma forma de facilitar a leitura dos rótulos por parte dos consumidores, mas algumas controvérsias devem ser consideradas, como tamanhos, cores, e como isso facilitará em relação á interpretação das informações!

FONTE: Informações | g1.globo/Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password