David Uip diz que teve privacidade invadida e pede a Bolsonaro: ‘Respeite o meu direito de não revelar o meu tratamento’

Suposta receita médica com prescrição de cloroquina para o infectologista circula nas redes sociais nesta quarta-feira (8); Uip diz que tomará medidas legais contra invasão da sua privacidade.

O infectologista David Uip pediu ao presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (8) que respeite sua privacidade e seu direito de não revelar o medicamento usado em seu tratamento contra Covid-19.

Bolsonaro publicou em uma rede social na manhã de terça-feira (7) um vídeo em que questiona se Uip usou hidroxicloroquina em seu tratamento.

Uip, que é coordenador do Centro de Contingência Covid-19, disse que teve sua privacidade invadida e que tomará as medidas legais. Uma suposta receita médica com prescrição de cloroquina para o infectologista feita por ele mesmo, ou seja, auto prescrita, circula nas redes sociais nesta quarta-feira (8).

“Presidente, eu respeitei o seu direito de não revelar o seu diagnóstico. Respeite o meu direito de não revelar o meu tratamento. Eu nunca revelei o tratamento dos meus pacientes. Eu nunca revelei doenças dos meus pacientes sem ser autorizado. Então presidente, por favor, me respeite e respeite o meu direito de privacidade. A minha privacidade foi invadida, a privacidade da minha clínica, que é uma clínica que lida com doentes sob sigilo absoluto, foi invadida. Tomarei as medidas legais contra essa invasão da minha privacidade e dos meus pacientes.”

As declarações de David Uip foram dadas durante a coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo.

Também nesta quarta-feira (8), o médico Roberto Kalil Filho afirmou que tomou a cloroquina para se recuperar da Covid-19 e defendeu o uso da droga para pacientes internados. Uip comentou a decisão de Kalil de revelar seu tratamento.

“Dr. Roberto Kalil, meu amigo e paciente, declarou que tomou cloroquina e é seu direito, absolutamente dentro do contexto do que se faz na ética médica. Ele tem o direito de revelar e assim o fez.”

Prescrição de cloroquina

A hidroxicloroquina é um medicamento usado contra malária que tem sido recomendado por Bolsonaro e pelo presidente norte-americano, Donald Trump, contra a Covid-19, embora ainda não existam estudos conclusivos sobre sua eficácia.

Nesta quarta-feira (8), Uip disse que sugeriu ao ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta na reunião na quinta-feira (2) que ampliasse o uso da cloroquina no tratamento de pacientes internados com Covid-19.

“Eu sugeri ao ministro, eu era o único infectologista, que ampliasse o uso da cloroquina para todos os pacientes internados em duas condições, desde que o médico receitasse e o paciente autorizasse”, declarou Uip.

“As indicações, eu insisto, a partir de sexta-feira passada foram ampliadas para todos os pacientes internados. Não há um trabalho científico até agora que concluiu a eficácia e a eficiência desse medicamento”, acrescentou.

O infectologista salientou, porém, que a cloroquina pode causar efeitos colaterais adversos: cardíacos, hepáticos e visuais, e por isso deve ser utilizado sob prescrição e observação médica.

“Nós temos uma enorme experiência com cloroquina. Nós que trabalhamos com medicina infecciosa e medicina tropical, nós usamos a cloroquina há muitos anos no tratamento da malária. Eu trabalho em Angola desde 2003, então eu tenho uma enorme experiência com cloroquina, e posso afirmar que é um a droga importante, mas com efeitos colaterais não desprezíveis”, afirmou.

200 mil comprimidos em SP

O secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, disse que São Paulo recebeu do Ministério da Saúde 200 mil comprimidos de cloroquina que já foram distribuídos entre os hospitais do estado. O medicamento é ministrado, segundo Germann, a pacientes no início da internação e após assinatura de um consentimento do médico e do paciente.

“Como é feito isso? É feito através de um consentimento informado pelo paciente em que ele aceita as condições de risco que ele possa estar correndo frente a essa prescrição. Esse consentimento é feito pelo médico e pelo paciente ou algum familiar que esteja mais apto para fazer essa assinatura.”

Nesta quarta-feira (8), o governador de São Paulo, João Doria, criticou a promoção do remédio por “pessoas que não são da medicina, não são médicos, não têm formação, instrução e capacidade” e que “ficam promovendo o consumo da cloroquina como se ela fosse o elixir da vida.”

FONTE: Informações | g1.globo.com

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password