Criança de 5 anos faz transplante de coração em hospital de Rio Preto

Pequeno Miguel Carvalho estava internado há quatro meses na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) por ter taquicardiomiopatia. Doador foi uma criança de 9 anos que morava em Itajaí/SC.

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto/SP realizou nesta sexta-feira (31) um transplante de coração em um menino de 5 anos. De acordo com o HCM, o pequeno Miguel Carvalho estava internado há quatro meses na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) por ter taquicardiomiopatia, uma disfunção do coração secundária à arritmia.

O doador foi um menino, de 9 anos, morador de Itajaí/SC, cidade localizada a 900 quilômetros de Rio Preto. Equipes foram mobilizadas, pois o período entre a retirada e o transplante deve ser de, no máximo, quatro horas.

Para que o tempo fosse respeitado, um jato foi mobilizado para transportar a equipe do HCM ao hospital de Santa Catarina para a retirada do órgão. Em seguida, os médicos retornaram para Rio Preto.

Segundo o cirurgião cardíaco Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM, Miguel estava sujeito a sofrer morte súbita a qualquer momento.

“A cirurgia foi um sucesso. Devemos acompanhar como o organismo do Miguel vai reagir ao novo órgão. As próximas 48 horas são um período crítico, mas estamos muito otimistas”, afirmou Ulisses Croti.

Ainda de acordo com o HCM, esse foi o sexto transplante de coração desde a inauguração, ocorrida em 2013.

O transplante também foi oitavo procedimento em criança na história do complexo Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme), já que o Hospital de Base de Rio Preto, que também integra a instituição, havia realizado dois antes de 2013.

FONTE: Informações | g1.globo.com

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password