Covid-19: Monitoramento e Acompanhamento de Idosos e Acamados apresenta ótimos resultados
Do começo da ação até agora, mais de 9 mil pessoas foram contatadas para o acompanhamento, e deste total, 233 estavam sintomáticos e apresentavam queixas clássicas de gripe.
Do começo da ação até agora, mais de 9 mil pessoas foram contatadas para o acompanhamento, e deste total, 233 estavam sintomáticos e apresentavam queixas como tosse, febre, coriza, falta de ar. Mais de 8,7 mil idosos e acamados estavam sem sintomas de gripe. O gerente da Unidade de Saúde do bairro Vila Paes, e enfermeiro responsável pelo trabalho de monitoramento, Fernando Guerche, explica que a meta é contatar cerca de 17 mil idosos e acamados cadastrados pelos serviços de saúde do Município. “A nossa equipe está contatando uma média aproximada de3 mil pacientes diariamente. E essa capacidade também vem aumentando dia a dia. Os idosos e acamados estão sendo acompanhados regularmente e frequentemente pela equipe”.
No Consultório Municipal “Dr. Jamilo Elias Zeitune”, do bairro Vila Paes, onde o projeto foi iniciado em março, é notória a diminuição do número de pacientes com sintomas de gripe. O Município estabeleceu como meta um índice de 80% de idosos contatados.
Naquela fase do Projeto, o índice inicial de pessoas sintomáticas era de 6,24% e, cinco semanas depois, caiu para 0,61%. “Começamos este trabalho como piloto durante 30 dias para obtermos informações que nos servissem de base para essa ampliação, hoje, estendida para todo o Município. Verificamos que houve uma redução real e importante dos casos de gripe, haja vista que o atendente, durante a ligação, faz orientações necessárias sobre etiquetas respiratórias, uso adequado das máscaras e higienização das mãos, além de muitas outras dúvidas levantadas por eles. Esse novo projeto tem gerado um impacto positivo na vida dos idosos e acamados”, esclarece Guerche.
Além disso, essa busca ativa por pessoas com sinais e sintomas de gripe realizada pelo Projeto tem revelado ainda a realidade vivida por uma boa parte dos idosos que estão em isolamento social, dentre elas, episódios depressivos e de vulnerabilidade social. “Durante as ligações temos encontrado um número considerável de idosos solitários no Município. Portanto, esse trabalho transpõe o mapeamento da Saúde dessas pessoas. Nós os escutamos, acolhemos suas queixas, sejam elas quais forem, e repassamos para os psicólogos da equipe que passam a manter contato direto com os idosos. Há casos também que encaminhamos para a Secretaria de Assistência Social, para as devidas providências em auxiliar essas pessoas”, ressalta o gerente.