Covid-19: Monitoramento e Acompanhamento de Idosos e Acamados apresenta ótimos resultados

Do começo da ação até agora, mais de 9 mil pessoas foram contatadas para o acompanhamento, e deste total, 233 estavam sintomáticos e apresentavam queixas clássicas de gripe.

Pouco mais de um mês após o seu início, o projeto de mapeamento e monitoramento de idosos e pessoas acamadas de Votuporanga, vem apresentando excelentes resultados até o momento. Com a ampliação do serviço, iniciado primeiramente no Consultório Municipal “Dr. Jamilo Elias Zeitune”, do bairro Vila Paes, a Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, estruturou uma Central de Atendimento no Centro do Empreendedor, que já está em pleno funcionamento.

Do começo da ação até agora, mais de 9 mil pessoas foram contatadas para o acompanhamento, e deste total, 233 estavam sintomáticos e apresentavam queixas como tosse, febre, coriza, falta de ar. Mais de 8,7 mil idosos e acamados estavam sem sintomas de gripe. O gerente da Unidade de Saúde do bairro Vila Paes, e enfermeiro responsável pelo trabalho de monitoramento, Fernando Guerche, explica que a meta é contatar cerca de 17 mil idosos e acamados cadastrados pelos serviços de saúde do Município. “A nossa equipe está contatando uma média aproximada de3 mil pacientes diariamente. E essa capacidade também vem aumentando dia a dia. Os idosos e acamados estão sendo acompanhados regularmente e frequentemente pela equipe”.

No Consultório Municipal “Dr. Jamilo Elias Zeitune”, do bairro Vila Paes, onde o projeto foi iniciado em março, é notória a diminuição do número de pacientes com sintomas de gripe. O Município estabeleceu como meta um índice de 80% de idosos contatados.

Naquela fase do Projeto, o índice inicial de pessoas sintomáticas era de 6,24% e, cinco semanas depois, caiu para 0,61%. “Começamos este trabalho como piloto durante 30 dias para obtermos informações que nos servissem de base para essa ampliação, hoje, estendida para todo o Município. Verificamos que houve uma redução real e importante dos casos de gripe, haja vista que o atendente, durante a ligação, faz orientações necessárias sobre etiquetas respiratórias, uso adequado das máscaras e higienização das mãos, além de muitas outras dúvidas levantadas por eles.  Esse novo projeto tem gerado um impacto positivo na vida dos idosos e acamados”, esclarece Guerche.

Além disso, essa busca ativa por pessoas com sinais e sintomas de gripe realizada pelo Projeto tem revelado ainda a realidade vivida por uma boa parte dos idosos que estão em isolamento social, dentre elas, episódios depressivos e de vulnerabilidade social. “Durante as ligações temos encontrado um número considerável de idosos solitários no Município. Portanto, esse trabalho transpõe o mapeamento da Saúde dessas pessoas. Nós os escutamos, acolhemos suas queixas, sejam elas quais forem, e repassamos para os psicólogos da equipe que passam a manter contato direto com os idosos. Há casos também que encaminhamos para a Secretaria de Assistência Social, para as devidas providências em auxiliar essas pessoas”, ressalta o gerente.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password