Coronavírus: Nutricionista da Santa Casa alerta sobre imunidade

João Carlos Bragato destacou a importância da boa hidratação e ingestão de alimentos com propriedades antioxidantes.

Em tempos de novas enfermidades que estão surgindo, principalmente a pandemia do novo Coronavírus, uma alimentação equilibrada favorece o organismo, ajuda na melhora da imunidade e auxilia na prevenção de doenças. Por isso, conversamos com o nutricionista da Santa Casa de Votuporanga, João Carlos Bragato, para dar dicas de saúde, ensinando o que consumir nesta época em que a maioria está em casa.

João explicou que, em época de Coronavírus, é importante ter atenção com a proteção do sistema imunológico. “É fundamental manter boa hidratação, ingestão de alimentos com propriedades antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, vitamina A, licopeno…) e anti-inflamatórias, ômega 3 e probióticos. É claro que alimentação não evita o contágio com a doença. Mas um sistema imunológico fortalecido pode ter mais armas para combatê-la”, ressaltou o profissional.

De acordo com o nutricionista, o ideal é um estilo de vida saudável, como uma alimentação equilibrada, em conjunto com a prática de atividade física regular, sono adequado e hidratação correta. “No consumo de alimentos, incluímos os ricos em antioxidantes, que auxiliam na melhora da resposta ao sistema imunológico frente a novas infecções por microrganismos”, afirmou.

Confira alguns alimentos indicados para aumentar o funcionamento do sistema imunológico:

1.            Vegetais verde escuros (espinafre, brócolis, agrião, couve):

Ricas em vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, zinco, que são nutrientes fortalecedores da imunidade. Além disso, contribuem para tratamentos estéticos, como o fortalecimento das unhas.

2.            Frutas e legumes avermelhados (morango, tomate, cereja, berrys, goiaba):

Excelentes fontes de vitamina C, licopeno, antocianinas e ácido elágico, têm propriedades antioxidantes, cardioprotetoras e estimulantes do sistema imunológico;

3.            Frutas e legumes alaranjados (mamão, cenoura, damasco):

Ricos em pigmento carotenoide, vitamina A e vitamina C. Atuam na manutenção dos tecidos, pele e cabelos, aumentam a imunidade e a defesa antioxidante e melhoram a acuidade visual e a visão noturna.

4. Alimentos arroxeados (uva roxa, ameixa, mirtilo, jabuticaba)

Fontes de antocianinas e resveratrol. Possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antifúngicas e cardioprotetoras;

5.            Castanha do Pará e nozes:

Fontes de selênio, vitamina E, ômega 3.

6.            Iogurtes naturais:

Fontes de vitamina A e enriquecidos com probióticos.

7.            Linhaça:

Fonte de ômega 3, isoflavonas e fibras.

8.            Alho:

Fonte do fitoquímico alicina. Possui ação antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante e hipotensora.

9.            Mel:

Anti-inflamatório, melhora a imunologia, expectorante, fonte de energia e probióticos que favorecem o funcionamento intestinal e estimulam proliferação de bactérias benéficas intestinais.

10.          Gengibre:

Fonte de vitamina C e B6 (piridoxina), possui propriedade anti-inflamatória e antioxidante.

Shot para imunidade :

Bata no liquidificador dois dedos de água, uma colher de sobremesa de gengibre ralado, suco de um limão, 20 gotas de própolis verde e uma pitada de cúrcuma. Tome em jejum três vezes na semana.

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