Copo adaptado inventado por pai para filha com paralisia cerebral ajuda moradores com necessidades em Floreal

Copo possui pequeno furo responsável por controlar a saída do líquido e um corte que facilita o apoio no rosto.

A invenção de um pai para ajudar a filha com paralisia cerebral está mudando a vida de outras pessoas que também possuem necessidades especiais. Luiz Américo Muniz criou um copo para evitar que Terezinha de Cássia, de 54 anos, engasgasse ao tomar qualquer tipo de líquido.

De acordo com o aposentado, que é morador de Floreal/SP, a filha foi diagnosticada com a doença aos seis meses de vida e passou a viver sob cuidados dele e da mulher. Ele conta que a ideia de criar o copo surgiu depois da filha se consultar com uma fonoaudióloga.

“Na consulta, a médica pediu para adaptar um copo. Perguntei se eu podia inventar um. Ela se assustou e perguntou se eu era capaz. Então respondi que, se Deus quisesse, eu seria”, afirma Luiz.

Após colocar o projeto no papel, o aposentado enviou o desenho para uma pequena fábrica da cidade que produziu o copo com um pequeno furo responsável por controlar a saída do líquido e um corte que facilita o apoio no rosto.

Atualmente, a invenção de Luiz está sendo usada em entidades de outras cidades da região noroeste paulista. Cerca de 150 pessoas receberam de graça o copo criado pelo aposentado.

“Ele ajudou muito. Auxilia na parte motora, tem um volume reduzido, o que ajuda a criança a ingerir uma quantidade menor, e o corte do copo é importante para a posição certa da cabeça”, diz a fisioterapeuta Lorena Muzeti, que trabalha em uma das instituições que receberam o copo.

FONTE: Informações | g1.globo.com / TV TEM

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    11 + 1 =

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password