Conheça os erros mais comuns em dietas para emagrecer 

Restrição severa de alimentos, comer rápido ou na frente da televisão e do computador são prejudiciais à saúde, dizem especialistas. 

Muitas pessoas que querem emagrecer cometem algumas loucuras. Porém, a redução dos números na balança deve ser alcançada de forma saudável, o que demanda uma mudança no estilo de vida no longo prazo. A combinação de alimentação saudável e atividade física é a melhor maneira de fazer isso. 

Não adianta fazer uma dieta restritiva em um mês, pois os quilos perdidos tendem a voltar. Os cuidados com a alimentação devem ser ao longo da vida, perder peso paulatinamente, comendo o que gosta e em moderação. 

“Os hábitos devem ser trocados aos poucos, porque ninguém vai mudar em um mês toda a alimentação que fez errada a vida inteira”, explica a nutricionista Karin Klack. 

A secretária executiva Dafne Fedoce conta que perdeu mais de 20 quilos depois que melhorou sua alimentação e começou a ir a academia. “Antes não comia nada saudável, só lanches, frituras e refrigerante. Depois de me sentir mal com meu peso mudei a forma como via a comida. Hoje me alimento melhor, faço exercícios e já perdi 24 quilos”, conta. 

Algumas práticas comuns do dia a dia podem passar despercebidas e também atrapalham na perda de peso. Confira abaixo os erros mais comuns: 

Jejum 

Quando ficamos muitas horas em jejum nosso metabolismo fica mais lento e não queima as calorias da forma ideal. “Além disso, ficar em jejum pode dificultar a realização do trabalho e outras atividades do dia a dia, devido à baixa oferta de energia”, afirma a médica Elisabete Almeida. 

Dietas da moda 

Essas dietas ditas “milagrosas” são interessantes para a perda de peso rápida, mas pouco saudáveis. No longo prazo o corpo sentirá falta de tudo aquilo que foi restringido e irá pedir de maneira exagerada. 

Fazer compras com fome 

Quando vamos ao supermercado com fome, acabamos colocando por impulso alimentos errados, supérfluos e pouco saudáveis no carrinho, pois estes estão posicionados nas primeiras seções. 

Comer rápido 

O cérebro demora um tempo pra mostrar ao organismo que está saciado. Se a pessoa come rápido, ela não está se saciando e tende a consumir mais alimentos sem perceber. 

Comer na frente da televisão / computador 

Ao fazer isso, o cérebro irá prestar atenção no programa e não saberá o que e quanto você está comendo. 

Consumir só alimentos diet e/ou light 

Alimentos diet e light são mito. Tudo depende da quantidade. Alimentos para diabéticos não têm açúcar, mas podem ter até mais calorias. 

“Não é o adoçante que vai oferecer glicose. Todos os alimentos que consumimos durante o dia trazem a glicose suficiente para o nosso organismo, começando pelo pão integral do café da manhã, passando pela carne do almoço”, explica a nutricionista Sizele Rodrigues. 

Cortar carboidratos 

O carboidrato dá um conforto para o organismo. Se ele não é consumido, não haverá energia e estímulo suficiente para a realização de atividades do dia a dia. 

FONTE: Informações | Portal do Governo de SP

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