Confira dicas para manter rotina de alimentação saudável

Docente do Senac Votuporanga recomenda adoção de hábitos simples e consumo de alimentos nutritivos.

Uma alimentação balanceada, equilibrada e saudável, garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado do organismo.

Segundo Pollyana Scalfi, docente da área de gastronomia e nutrição do Senac Votuporanga, os bons hábitos alimentares refletem diretamente na qualidade de vida. Por isso, a especialista reuniu quatro dicas para manter uma rotina mais saudável também na alimentação. Confira:

  • Dica #1: Evite abrir pacotes, descasque mais alimentos
    Alimentos processados devem ser evitados, pois o consumo excessivo deles está associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, entre outras doenças crônicas.
  • Dica #2: Planejar as refeições é uma excelente maneira para manter uma alimentação saudável. “Coloque horários para as refeições em seu dia, crie o hábito de se sentar à mesa para realizar as refeições, evitando comer na frente da televisão, em pé ou com o prato nas mãos”, orienta Pollyana.
  • Dica #3: Diversifique os alimentos para fortalecer o sistema imunológico
    Alimentos fornecem vitaminas e nutrientes que favorecem o bom funcionamento do organismo e melhoram nossa resistência, por isso, é importante incluir diversidade ao prato. Alguns exemplos, peixes e ovos têm vitamina D, abacate e azeite de oliva contêm vitamina E, batata doce, manga, couve e cenoura são boas fontes de vitamina A e goiaba, frutas cítricas e frutas vermelhas de vitamina C.
  • Dica #4: Priorize alimentos frescos. Manter um estoque de alimentos não é indicado, por isso, ao ir ao mercado, procure sempre estar com uma lista do que é necessário, dando prioridade para os alimentos da época, pois serão mais ricos em nutrientes.
A docente do Senac Votuporanga lembra ainda que dietas restritivas só devem ser feitas em casos orientados e com acompanhamento de nutricionista ou médico. “Os profissionais de saúde podem orientar qual a melhor rotina alimentar de acordo com as características do organismo de cada pessoa, assim, os resultados serão mais eficientes e saudáveis”, finaliza Pollyana.

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